Ricardo Galvão Assume Cargo de Deputado Após Conflito no Inpe e CNPq
Ex-presidente do CNPq, Ricardo Galvão, assume vaga de deputado federal após conflito com ex-presidente do PL. Assumiu Secretaria-Geral da Presidência.
Deputado Federal Assume Cargo no CNPq Após Anos como Presidente
Ricardo Galvão, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), deixou o comando da agência e tomou posse nesta quinta-feira (30.out.2025) como deputado federal, assumindo a vaga deixada pelo deputado Guilherme Boulos (Psol) para a Secretaria-Geral da Presidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nomeação de Boulos foi anunciada na segunda-feira (20.out.2025) pelo presidente (PT), após a eleição de Galvão como 1º suplente pela coligação PSol/Rede nas eleições de 2022.
Galvão possui formação em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Anteriormente, atuou como diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (de 2004 a 2011), presidente da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016) e integrante do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física (2013-2016), além de ter sido diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2016-2019).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante sua gestão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 2019, houve um desentendimento com o ex-presidente (PL), levando à sua demissão após quatro anos no cargo. O conflito ocorreu devido a questionamentos do ex-presidente sobre dados de desmatamento na Amazônia divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Galvão defendeu a credibilidade das informações produzidas pela instituição, reconhecida internacionalmente no monitoramento ambiental. A expectativa no governo é que Boulos assuma o cargo atualmente ocupado por Márcio Macêdo na Secretaria-Geral da Presidência.
Leia também:
Lide Promove Fórum de Investimentos em Londres com Temer e Autoridades
Senador Do Val retorna à CPI do Crime Organizado após afastamento médico
Senado aprova MP com exclusão da Geração Distribuída e compensação
A decisão final de Galvão sobre a vaga de deputado ainda não foi divulgada.
Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Isabella Luciano, sob a supervisão do editor Guilherme Pavarin.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












