Reza Pahlavi Convoca Protestos no Irã
O príncipe herdeiro exilado do Irã, Reza Pahlavi, fez um chamado aos manifestantes para que retornem às ruas nesta sexta-feira (9). O apelo ocorre após a décima segunda noite de protestos na quinta-feira (8), que se intensificaram após o governo interromper a internet e as linhas telefônicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma postagem na rede social X, Pahlavi solicitou que os iranianos se unissem a seus compatriotas na noite de sexta-feira, destacando que isso diminuiria a capacidade do regime de reprimir os protestos. Os protestos, que surgiram em meio à crescente inflação e à desvalorização da moeda, se espalharam pelo país, refletindo a indignação popular diante da crise econômica e da repressão policial.
Reação dos Manifestantes
Pahlavi, filho do último xá do Irã, que vive nos Estados Unidos após ser deposto na Revolução Islâmica de 1979, é uma figura central na oposição iraniana. Embora não se saiba o nível de apoio que ele possui no país, alguns manifestantes pareceram responder ao seu chamado na quinta-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos gritos ouvidos durante a marcha foi: “Esta é a última batalha, Pahlavi retornará”, conforme vídeos analisados pela CNN. Em outra postagem na rede social X, Pahlavi expressou gratidão ao presidente Donald Trump por reafirmar sua promessa de responsabilizar o regime iraniano.
Apelo por Ação Internacional
O príncipe exilado mencionou a ameaça de Trump em caso de que as forças de segurança matassem manifestantes e pediu que outros líderes seguissem essa postura. “É hora de outros, incluindo os líderes europeus, romperem o silêncio e agirem com mais firmeza em apoio ao povo iraniano”, afirmou Pahlavi.
LEIA TAMBÉM!
Ele destacou que milhões de iranianos exigiram liberdade, enquanto o regime cortou todas as linhas de comunicação, incluindo internet e telefonia fixa, e pode até tentar interferir em sinais de satélite.
