Reza Pahlavi alerta sobre situação no Irã
Reza Pahlavi, figura da oposição iraniana exilada, fez um alerta na sexta-feira (9) sobre os planos do regime iraniano de utilizar o corte de internet para “matar” manifestantes. Ele pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que esteja preparado para intervir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pahlavi destacou a urgência da situação em uma mensagem publicada no X.
“Senhor presidente, este é um chamado urgente e imediato para sua atenção, apoio e ação”, escreveu Pahlavi. Ele mencionou que, na noite anterior, milhões de iranianos corajosos estavam nas ruas enfrentando a repressão. “Hoje, eles enfrentam não apenas balas, mas um apagão total de comunicações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem internet. Sem linhas fixas”, acrescentou.
Quem é Reza Pahlavi
Reza Pahlavi é o filho mais velho do Shah Mohammad Reza Pahlavi e tinha apenas 16 anos quando a revolução iraniana de 1979 depôs seu pai, o último Shah do Irã. Atualmente, ele reside nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
Em sua mensagem a Trump, Pahlavi afirmou que o Líder Supremo Ali Khamenei está “temendo o fim do regime criminoso”. Ele instou o presidente a agir, afirmando que Khamenei deseja usar o apagão de comunicações para atacar os jovens manifestantes. “O tempo é essencial.
O povo estará nas ruas novamente em uma hora. Estou pedindo sua ajuda”, concluiu.
