Prazo para Envio de Documentação do Revalida 2025/2
Os candidatos da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2) devem enviar a documentação comprobatória da formação médica entre esta segunda-feira (20) e a próxima sexta-feira (24). O exame foi realizado no domingo (19) em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os documentos, como diploma, certificado ou declaração que comprovem a conclusão do curso de medicina, devem ser enviados em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB), através do Sistema Revalida.
Informações Necessárias
No mesmo sistema, os candidatos devem fornecer dados sobre a instituição de educação superior estrangeira que emitiu o diploma médico, além do ano de conclusão do curso. O documento estrangeiro precisa ser reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) do país de origem ou por órgão equivalente e deve estar autenticado pela autoridade consular brasileira.
LEIA TAMBÉM!
Uesb: prazo para inscrições do vestibular na Bahia encerra hoje; mil vagas em 47 cursos disponíveis
Faculdade pública em SP abre seleção para alunos de carreira científica com benefícios inclusos
MEC lança série “Toda Matemática” para conectar matemática à vida real; primeiro episódio já no Canal Educação
Documentos que não estiverem em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de tradução juramentada. Aqueles que não enviarem a documentação comprobatória de conclusão de curso estarão automaticamente reprovados por falta de documentação, conforme previsto no edital, que não aceita envio fora do prazo.
Resultado e Recursos
O resultado do recurso referente à documentação enviada poderá ser consultado no Sistema Revalida em 17 de novembro. Caso o documento não seja aprovado, o participante poderá solicitar recurso ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entre 17 e 21 de novembro. O resultado final será divulgado em 5 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se a documentação não estiver em conformidade com as regras do edital do Revalida 2025/2, o participante não poderá se inscrever na segunda etapa do exame, mesmo que tenha alcançado a nota de corte nas provas realizadas no domingo.
Sobre o Revalida
O Revalida é um processo que avalia a formação de brasileiros e estrangeiros formados no exterior que desejam exercer a medicina no Brasil. O exame ocorre em duas edições anuais e é destinado tanto a estrangeiros formados fora do Brasil quanto a brasileiros graduados em outros países.
Composto por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas), o Revalida abrange as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O exame não classifica instituições de educação superior de outros países.
Recentemente, o MEC aprovou um curso de graduação em medicina do Sírio-Libanês.