Os resultados do Enem 2025 serão divulgados em 16 de janeiro! Prepare-se para acessar suas notas e aproveitar oportunidades no Sisu, Prouni e Fies!
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão revelados no dia 16 de janeiro. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na última sexta-feira (9). As notas individuais poderão ser acessadas na Página do Participante, onde os candidatos poderão verificar tanto a nota da redação, que varia de zero a mil pontos, quanto as pontuações nas quatro áreas de conhecimento avaliadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para os treineiros, que são aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será disponibilizado em uma data posterior.
Com a divulgação das notas, os participantes terão a chance de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro. Além disso, poderão tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições ocorrerão de 26 a 29 de janeiro, ou ainda acessar a educação superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A edição de 2025 do Enem foi realizada nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas foram aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
As notas do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos federais. No Sisu, os candidatos concorrem a vagas em instituições públicas, desde que não tenham zerado a redação e tenham concluído o ensino médio. A seleção leva em conta a média das notas e segue os critérios estabelecidos pela Lei de Cotas.
O Prouni permite que as notas das duas últimas edições do Enem sejam usadas para concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas, desde que o estudante atenda aos critérios socioeconômicos e tenha uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.
O Fies também utiliza as notas do Enem para seleção, exigindo uma média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. No Fies Social, metade das vagas é destinada a inscritos no CadÚnico com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Além disso, os resultados individuais podem ser usados em processos seletivos de instituições brasileiras que possuem convênio com o Inep.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.