Restrições de celulares em escolas auxiliam no enfrentamento da precoce adoção por jovens, afirma ministro
Completando sete meses a Lei nº 15.100/2025, Camilo Santana, da área de Educação, discorre sobre a proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais.

Em meio às discussões que avançam sobre as maneiras adequadas de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e de protegê-los nas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, destaca que a restrição ao uso de celulares nas escolas já configura uma ação importante do Governo Federal. Ele abordou o assunto nesta quarta-feira (13), durante o programa “Bom Dia, Ministro”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 13 de janeiro, a Lei nº 15.100/2025 restringe o uso de celulares nas escolas, completando sete meses nesta quarta-feira. A legislação surgiu em razão do aumento das discussões sobre o emprego dos dispositivos nos ambientes escolares, sobretudo em virtude de efeitos prejudiciais ao aprendizado, à concentração e à saúde mental de crianças e adolescentes.
Para Santana, é preciso avançar ainda mais neste tema. “Nós precisamos cada vez mais ter regras e leis restritivas. É fundamental lembrar a necessidade de regulamentar as plataformas digitais neste país. O que já conseguimos foi limitar o uso nas escolas. Hoje é proibido, a não ser com orientação para fins pedagógicos, com orientação do professor. Mas é importante também os pais terem a consciência de acompanhar o uso desse equipamento por seus filhos”, ressaltou o titular do MEC.
Leia também:

A IFMG lança inscrições para o Processo Seletivo 2026; confira como participar

Tribunal de Justiça admite recurso de Tarcísio e permite contratação de militares para escolas de ensino cívico-militar

Câmara autoriza mudança no calendário de provas para atender a datas festivas
Quanto à sexualização, o ministro ainda comentou que, anteriormente, os pais se preocupavam intensamente com os perigos que os filhos poderiam encontrar na rua. Atualmente, os riscos estão dentro de casa, por vezes no quarto do filho, às vezes na sala de estudos. É importante esse cuidado da orientação, do monitoramento dos pais, das crianças e jovens e adolescentes deste país.
Cidadania digital
Durante a entrevista, Camilo Santana ressaltou que o Governo Federal, ao mesmo tempo em que busca limitar o uso de celulares nas escolas, também promove a cidadania digital, que consiste no aproveitamento do potencial da internet para fins de aprendizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos implementando uma rede de orientação nas escolas para a formação de professores e diretores. Trata-se da cidadania digital. Estamos conectando todas as escolas públicas com objetivos pedagógicos até 2026. É fundamental compreender que desejamos o uso digital e da tecnologia para a boa formação, o humanismo, para construir uma cultura de paz. Essa é a orientação que buscamos fornecer nas escolas e em conjunto com os professores.
Pesquisa indica que a proibição de celulares em escolas holandesas elevou a concentração dos estudantes.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)