Relembre os momentos históricos de títulos do futebol brasileiro na Copa do Mundo de Clubes

Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, São Paulo e Santos são os clubes que obtiveram títulos mundiais.

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Copa do Mundo de Clubes propõe um novo formato de competição internacional. Em edições passadas, diversos clubes brasileiros obtiveram sucesso e conquistaram o título.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, São Paulo e Santos foram campeões mundiais. Nesta edição, apenas o Flamengo participará.

Os demais participantes da Copa do Mundo de Clubes são Botafogo, Fluminense e Palmeiras. Todos os clubes brasileiros conquistaram a Libertadores desde 2022.

LEIA TAMBÉM!

A CNN destaca jogos históricos de brasileiros em finais do Mundial de Clubes para intensificar a competição. Diversos clubes conquistaram duas ou mais finais, organizadas em ordem cronológica.

Pelé encanta o mundo com o Santos.

O Santos foi o primeiro clube brasileiro a ser campeão mundial. O time histórico de Pelé e seus companheiros já dominava o cenário nacional, mas, em 1962, obteve a conquista da Libertadores e pôde enfrentar o Benfica, de Eusébio, pela disputa do título de melhor do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na partida de ida, realizada no Maracanã, o Santos obteve uma vitória de 3 a 2, com gols de Pelé (dois) e Coutinho, com Santana marcando para os adversários. Na partida de volta, em um Estádio da Luz lotado, o Rei do Futebol promediou um hat-trick, superando Eusébio e provocando a euforia da torcida com uma vitória por 5 a 2.

O resultado de 8 a 4 demonstrou a capacidade do Peixe de ser campeão no ano seguinte, contra o Milan.

Zico e seus companheiros fazem os ingleses cometerem erros.

O Flamengo histórico chegou a Yokohama, no Japão, após o título incontestável da Libertadores. Contudo, para quem acreditava que Zico e seus companheiros teriam dificuldades contra o Liverpool de Graeme Souness e Kenny Dalglish, o primeiro tempo revelou um cenário diferente.

Com atuação de Zico, Adílio e Nunes, que marcou dois gols, o Flamengo dominou e venceu sem dificuldades, conquistando o título de melhor clube do mundo em 1981. O Flamengo chegaria a outra final de Mundial, em 2019, porém perderia para o mesmo Liverpool, de Mané, Salah e Firmino, por 1 a 0.

Renato se consagra no Grêmio.

Portaluppi, ou Gaúcho, foi o principal responsável pela vitória do Imortal contra o Hamburgo, da Alemanha. O jogador com a camisa 7 balançou as redes em duas oportunidades, incluindo o gol que assegurou o título na prorrogação.

Assim como o Flamengo, o Grêmio também alcançou outras finais de Mundial, porém foi derrotado. Perdeu para o Ajax em 1995 e, em 2017, com Renato no banco de reservas, sofreu a derrota para o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo.

Rogério Ceni lidera o Liverpool.

Campeão nos anos 90, o São Paulo retornou à final do Mundial em 2005 e escreveu mais uma história. Se raí e companhia asseguraram o título, foi a vez de Rogério Ceni se destacar.

Mineiro marcou dois gols ao Liverpool no início da partida, uma das poucas finalizações do São Paulo na partida. Após isso, o time do Liverpool dominou, e o goleiro brasileiro se consagrou. As defesas em finalizações de Gerrard e García são lembradas até hoje.

Sporting apanhou o Barcelona de Ronaldinho

Possivelmente a mais memorável entre aquelas apresentadas. Apesar de apresentar solidez e coesão, o Colorado de Abel Braga demonstrava-se inferior ao Barcelona, que possuía em suas fileiras Deco, Iniesta e Ronaldinho Gaúcho, sendo este último o melhor jogador do planeta naquela época.

Os espanhóis insistiram, buscando de todas as maneiras, porém a sólida defesa do Inter permanecia intransponível. Contudo, aos 35 minutos do segundo tempo, Iarley executou uma bela jogada e lançou Adriano Gabiru, que havia recentemente substituído o ídolo Fernandão. O atacante driblou Victor Valdés e balançou as redes da vitória.

Guerrero, Cassio e o Corinthians histórico.

O último campeão do Mundial de Clubes proveniente do continente sul-americano. Semelhante ao São Paulo e ao Internacional, o Corinthians teve uma atuação impecável de sua defesa, notadamente Cassio, eleito o melhor em campo, e soube aproveitar a oportunidade no ataque.

No início do segundo tempo, Guerrero marcou de cabeça, provocando a festa da Fiel Torcida, que compareceu em grande número ao Japão para apoiar o Corinthians. O Chelsea, com Hazard à frente, tentou de todas as formas, porém não conseguiu romper a defesa de Tite e seus companheiros.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Sair da versão mobile