Reino Unido impõe ultimato a Israel e afirma que reconhecerá o Estado da Palestina
O reconhecimento ocorrerá em setembro se o governo israelense não adotar medidas para “cessar a grave situação em Gaza”.

O Reino Unido reconhecerá a Palestina em setembro se o governo de Israel não adotar medidas concretas para interromper a situação considerada deplorável na Faixa de Gaza e atender a outras condições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio foi divulgado em comunicado do gabinete do primeiro-ministro Keir Starmer na terça-feira (29).
Estamos comprometidos em assegurar a viabilidade da solução de dois Estados e, por isso, reconheceremos o Estado da Palestina em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU; contudo, a menos que o governo israelense adote medidas significativas para cessar a terrível situação em Gaza e se comprometa com uma paz duradoura.
Leia também:

Terremoto em série atinge Guatemala e causa oito vítimas

Clube Internacional anuncia a chegada de meio-campista uruguaio

Presidente Trump solicita que cidadãos dos EUA permaneçam em segurança após aviso de tsunami
Ademais, especifica que a ONU pode retomar imediatamente o envio de assistência humanitária à população de Gaza, em alinhamento com um cessar-fogo e assegura que não haverá anexações na Cisjordânia.
Starmer também tratou do assunto em uma coletiva de imprensa após uma reunião ministerial na terça-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo britânico confirmou que reconhecerá o Estado da Palestina em torno da Assembleia Geral da ONU em setembro, caso o governo israelense adote medidas significativas para acabar com a terrível situação em Gaza, concorde com um cessar-fogo e se comprometa com uma paz sustentável a longo prazo, revivendo a perspectiva de uma solução de dois Estados.
O encontro do conselho foi marcado para a terça-feira, com o objetivo de analisar um novo projeto de acordo de paz, em conjunto com outros chefes de Estado europeus. Além disso, foi tratado o tema de como aumentar a assistência humanitária a Gaza.
Governos britânicos anteriores declararam que reconheceriam formalmente um Estado palestino quando o momento adequado se apresentasse, sem definir prazos ou condições específicas.
Starmer tem enfrentado pressão crescente dentro do Partido Trabalhista para adotar uma postura mais firme em relação a Israel. O aumento da cobrança ocorreu após Emmanuel Macron, presidente da França, afirmar que reconhecerá um Estado palestino em setembro.
com informações da Reuters
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)