Registram-se incidentes de ataques a ônibus na Avenida Paulista, causando preocupação entre os usuários
O ônibus 32662, da viação Metrópole Paulista, que operava a linha 508L-19 (Aclimação – Terminal Princesa Isabel), sofreu um impacto no lado esquerdo por…

Os atos de vandalismo e depredação contra os ônibus na capital de São Paulo também foram registrados na Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade. Um dos ataques na Avenida Paulista foi registrado no domingo (13) um dos dias mais violentos na capital, com 47 ocorrências. O ônibus 32662, da viação Metrópole Paulista, que fazia a linha 508L-19 (Aclimação – Terminal Princesa Isabel) foi atingido por uma pedrada no lado esquerdo por volta das 21h30. O veículo circulava na altura do número 213 da Avenida Paulista. Imagens das câmeras de monitoramento interno mostram que uma passageira quase foi atingida. O barulho é impressionante. Os passageiros ficam assustados e imediatamente procuram se proteger. O ônibus para. Ninguém se feriu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras artérias importantes também aparecem na lista, como a Avenida Faria Lima, famoso centro financeiro, com 11 ataques.
Um estudo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) indica pelo menos seis ocorrências nas últimas semanas em uma das áreas mais reconhecidas e importantes da capital. De acordo com a SPTrans, responsável pela gestão das linhas municipais, foram danificados 432 veículos desde 12 de junho, incluindo 11 entre segunda e a manhã de terça-feira, nos dias 14 e 15. Até o momento, oito suspeitos foram presos, conforme a Secretaria de Segurança Pública. A instituição ressalta que as investigações estão sob a responsabilidade do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que executa diligências e avalia informações para identificar e prender outros envolvidos.
Leia também:

Defesa destaca a preferência do relato de Mauro Cid, o delator considerado mentiroso

Brasil conquista vitória sobre a Argentina na VNL

A Conmebol erra e mistura os goleiros do Vasco na divulgação
O SPUrBanuss, que registra atos de vandalismo contra os Ônibus na capital desde janeiro, contabiliza 947 deprelações em 2025. Os dados consideram os Ônibus municipais da capital. A situação se agravou em junho, quando foram registrados 270 ataques na capital, média de três Ônibus depredados por dia, conforme o sindicato.
Investigações
O governo estadual não possui uma investigação conclusiva sobre as causas dos ataques. Atualmente, a principal linha de investigação é o envolvimento de funcionários ou empresas que atuam na área de transporte coletivo público. Na hipótese dos investigadores, a intenção dos criminosos é provocar clima de medo e apreensão, desestabilizando o setor e forçando a Prefeitura de São Paulo a alterar o setor. As outras linhas de investigação incluem os desafios convocados por plataformas digitais e a participação do Primeiro Comando da Capital (PCC) na orquestração dos ataques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Sarah Paula
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.