Regina Duarte Evita Comentários Diretos Após Prisão de Bolsonaro
A atriz e artista plástica Regina Duarte, que já ocupou o cargo de Secretária de Cultura durante um período do governo de Jair Bolsonaro, voltou a atrair atenção nas redes sociais após a prisão preventiva decretada do ex-presidente. Em vez de uma declaração direta sobre o evento, ela compartilhou um print de uma publicação antiga, datada de maio deste ano, feita pelo filósofo e escritor Olavo de Carvalho (1947-2022), um dos principais apoiadores de Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mensagem reproduzida pela atriz dizia: “Chegará o dia em que a internet se tornará a maior ameaça a ditadura brasileira, e o governo, desesperado, tentará de todas as formas regular e censurar, mas falhará miseravelmente”. A legenda que acompanhava o print era breve: “Estou pronta para lutar pela minha liberdade de expressão”.
Logo depois, Regina republicou um vídeo da Jovem Pan, no qual Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente, expressava sua lamentação pela prisão e a considerava “a conclusão de uma injustiça”. Durante o vídeo, surgiam frases sobre a imagem de Renato: “Sou Bolsonaro, sempre fui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sempre apoiarei o brasileiro puro e honesto que ele sempre foi. E apoiarei quem ele indicar para o futuro!”.
Não se sabe se a atriz inseriu o texto ou se ele já fazia parte do material antes de ser compartilhado. As publicações de Regina evitam mencionar diretamente a prisão ou a acusação de tentativa de violação à tornozeleira eletrônica. Essa estratégia não é nova em seu perfil.
LEIA TAMBÉM!
Quando Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe de Estado, em 11 de setembro, Regina compartilhou um story elogiando ações de seu governo entre 2018 e 2022, ironizando os “crimes de Bolsonaro”.
A postura de Regina Duarte parece estar relacionada ao estilo de comunicação que ela tem adotado nos últimos anos, com mensagens simbólicas e republicações que reforçam apoio sem declarações diretas. Essa estratégia permite que ela permaneça alinhada aos seus seguidores mais fiéis, ao mesmo tempo em que evita confrontos em um cenário de grande polarização política.
