A tecnologia assistiva assume um papel cada vez mais importante na inclusão e na independência de pessoas com deficiência visual. Programas, dispositivo…
A tecnologia assistiva assume um papel cada vez mais importante na promoção da inclusão e da independência de pessoas com deficiência visual. Programas, dispositivos e metodologias adaptadas estão transformando a rotina de quem é cego ou tem baixa visão, assegurando maior autonomia, acesso à informação e chances de estudo, trabalho e atividades de lazer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Robert Mortimer, coordenador da Laratec – Laboratório de Tecnologia Assistiva da Laramara –, o acesso a tais recursos é fundamental para superar barreiras sociais. “A cada novo recurso incorporado à rotina, as pessoas com deficiência visual obtêm maior autonomia, expandem suas chances de estudo, trabalho e participação social”, declara.
Abaixo, encontre algumas soluções que auxiliam na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência visual!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Softwares que convertem textos digitais em áudio ou em braile proporcionam acesso a computadores, celulares e conteúdos online, assegurando a inclusão digital e o acesso à informação.
Dispositivos móveis com recursos de acessibilidade e aplicativos específicos para deficientes visuais permitem a leitura de documentos e a mobilidade urbana assistida.
Dispositivos que transformam textos em braile físico ou digital são cruciais para a educação inclusiva, além de promoverem ambientes profissionais mais acessíveis.
As atividades adaptadas são fundamentais para o crescimento cognitivo, social e motor de indivíduos com deficiência visual. Jogos como xadrez, damas, jogo da velha e jogos de lógica matemática, incentivam o raciocínio lógico, a concentração e a memória, além de promoverem interação, diversão e inclusão.
Ferramentas digitais, recursos pedagógicos personalizados e abordagens inclusivas garantem a igualdade de oportunidades no aprendizado e promovem a integração acadêmica e o desenvolvimento profissional.
A Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual) apresentará essas e outras ações no 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual, que ocorrerá de 1º a 5 de setembro, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo.
Reconhecido como um dos mais relevantes fóruns internacionais sobre acessibilidade, o evento promove a troca de experiências com especialistas e organizações de diversos países. A participação da Laramara reforça seu papel de referência no Brasil e fortalece o compromisso global com a inclusão e a disseminação de tecnologias que transformam vidas.
Por Caroline Amorim
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.