A Espanha, a Irlanda e a Noruega entre outros países europeus, reconheceram o território; a declaração foi feita durante uma coletiva com os ministros da diplomacia alemães, Johann Wadephul, e seu equivalente israelense, Gideon Saar.
Reconhecer um Estado palestino “neste momento” enviaria “um sinal ruim”, declarou o chefe da diplomacia alemã, Johann Wadephul, nesta quinta-feira (5), em contraste com vários países europeus, que já o fizeram. “Este processo deve ocorrer no âmbito das negociações entre Israel e os palestinos antes que possamos reconhecer um Estado palestino”, afirmou Johann Wadephul durante uma coletiva de imprensa com seu homóisraelense, Gideon Saar, em Berlim. “É uma posição “que também defendemos com nossos parceiros e amigos europeus”, acrescentou Wadephul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vários países europeus, como Espanha, Irlanda e Noruega, reconheceram o Estado palestino. França, Reino Unido e Canadá anunciaram recentemente que consideram fazê-lo após Israel intensificar sua ofensiva em Gaza e bloquear a ajuda humanitária ao território palestino.
Israel está sofrendo crescente pressão internacional para finalizar a guerra em Gaza, iniciada pelo ataque do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023, em território israelense. Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores alemão indicou que “reiterou” ao seu homóisraelense seu “pedido urgente de autorização para o fornecimento de ajuda humanitária a Gaza (…).
Não se trata apenas de um imperativo humanitário, mas também de uma questão de direito internacional vigente. Ele também criticou a decisão do governo israelense de autorizar a construção de 22 assentamentos na Cisjordânia, afirmando que “essa política de colonização viola o direito internacional”. Seu homóisraelense, Gideon Saar, enfatizou que Israel “precisa do apoio da Alemanha (…) nestes tempos difíceis”. “Israel enfrenta um ataque militar, jurídico, diplomático e econômico”, observou o chanceler israelense.
Com informações da AFP Publicado por Fernando Dias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.