Receita libera quinto lote da restituição do IR 2025: confira quem recebe!
Contribuinte pode verificar a disponibilidade da restituição no site da Receita Federal, buscando informações atualizadas online.
Restituição do IRPF 2025: Quinto Lote de Pagamentos
A Receita Federal do Brasil divulga o quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao ano de 2025. Este lote abrange declarações transmitidas fora do prazo, com pendências solucionadas pelos contribuintes, e restituições residuais de exercícios anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O crédito bancário de 387.277 restituições será realizado ao longo do dia 30 de setembro, totalizando R$ 1.035.303.774,57. R$ 507.130.623,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo 15.604 idosos acima de 80 anos, 66.637 entre 60 e 79 anos, 6.968 com deficiência física ou mental, e 16.926 do setor de magistério.
Prioridades e Categorias de Restituição
Adicionalmente, 234.920 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que receberam prioridade por utilizarem a Declaração pré-preenchida e/ou optarem por receber a restituição via PIX. Outras 46.222 restituições também serão pagas a contribuintes não prioritários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Canais e Reagendamento
O pagamento das restituições será realizado exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte, devido a rigorosas medidas de segurança. Caso ocorra erro nos dados bancários ou problemas na conta, o pagamento não será efetuado. Para evitar prejuízos, a Receita Federal, em parceria com o Banco do Brasil (BB), oferece o serviço de reagendamento por até 1 (um) ano da primeira tentativa de crédito.
O contribuinte pode corrigir os dados bancários, passando para uma conta de sua titularidade, através do Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos). É necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Leia também:
Lucro da TSMC cresce 39,1% com alta demanda por chips de inteligência artificial
Nestlé eliminará 16 mil empregos para acelerar reestruturação e recuperação financeira, afirma CEO
Bolsa de Xangai avança 1% e supera 3.900 pontos após anúncio de tarifas dos EUA
Consulta e Solicitação de Restituição Não Resgatada
Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Recursos Adicionais
A Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












