Rebeca Andrade será a porta-bandeira do Brasil na Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Uma honra que promete emocionar!
A ginasta Rebeca Andrade recebeu um convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) para ser a porta-bandeira no Desfile de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A cerimônia ocorrerá no dia 6 de fevereiro, no Estádio San Siro, em Milão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rebeca faz parte de um grupo de oito personalidades de destaque internacional selecionadas pelo COI e pela Fondazione Milano Cortina 2026. Esses representantes terão a responsabilidade de levar a bandeira durante a abertura oficial dos Jogos, em um dos principais palcos do evento.
“É uma honra e um orgulho enorme receber este convite do COI para fazer parte do Desfile de Abertura dos Jogos de Inverno. É um privilégio participar deste movimento, estar ao lado de atletas do mundo todo, carregar a Bandeira Olímpica e representar o Brasil em um momento tão especial”, afirmou Rebeca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O COI destacou que os porta-bandeiras foram escolhidos por representarem valores como engajamento social, inclusão e responsabilidade global, com trajetórias que impactam além das competições. “Esta será uma experiência bem diferente para mim.
Nunca pensei que, ainda que por alguns dias, pudesse estar vendo de perto uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno”, completou a atleta.
O Desfile de Abertura de Milão-Cortina 2026 acontecerá em dois locais. No Estádio San Siro, em Milão, desfilarão oito porta-bandeiras, enquanto em Cortina, outros dois nomes participarão da cerimônia em um segundo ponto simbólico dos Jogos. Além de Rebeca, estarão em Milão Tadatoshi Akiba, Maryam Bukar Hassan, Nicolò Govoni, Filippo Grandi, Eliud Kipchoge, Cindy Ngamba e Pita Taufatofua.
Em Cortina, participarão Franco Nones e Martina Valcepina.
A cerimônia está agendada para às 16h (horário de Brasília) e contará com apresentações artísticas e musicais. Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 ocorrerão entre 6 e 22 de fevereiro, e o Brasil terá sua maior delegação da história em Jogos de Inverno, com 14 atletas e um reserva, um aumento de 40% em relação a Pequim 2022.
Aos 26 anos, Rebeca já participou de três edições olímpicas: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Ela conquistou medalhas no salto em Tóquio e no solo em Paris, totalizando seis medalhas em Jogos Olímpicos. Em 2025, a ginasta foi reconhecida com o prêmio Laureus World Comeback of the Year e se envolve em iniciativas voltadas aos direitos das mulheres, sustentabilidade e educação.
Rebeca também atuou como embaixadora do programa One Win Leads to Another Brazil, uma parceria entre o COI e a ONU Mulheres.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.