O Pix Automático, que possibilitará o pagamento automático de contas recorrentes, será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (4) e entrará em operação no dia 16 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ferramenta visa expandir a aplicação do Pix em transações financeiras recorrentes, incluindo contas de energia, água, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios, assinaturas, planos de saúde, seguros e outros serviços que necessitam de cobranças periódicas.
A nova funcionalidade mantém os mesmos padrões de segurança já consagrados pelo Pix e, em caso de ocorrência de algum problema, o usuário pode recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED) para recuperar valores, notificando sua instituição financeira.
LEIA TAMBÉM!
O Pix Automático é uma solução de débito automático integrada ao ecossistema do Pix, permitindo que o consumidor autorize, em uma única ocasião, o pagamento recorrente de uma cobrança.
Siga abaixo passo a passo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a autorização, os valores são descontados automaticamente em cada vencimento, conforme as condições previamente estabelecidas pelo pagador, incluindo o valor máximo, a periodicidade e o uso de limite de crédito.
A sugestão é proporcionar maior conveniência, segurança e inclusão para consumidores e empresas, além de atualizar o sistema de cobranças recorrentes, que atualmente necessita de interações específicas com instituições financeiras para operar por meio de débito em conta.
O Banco Central aponta várias vantagens para quem utilizar a nova funcionalidade:
A entidade destaca outros ganhos.
Fraude no INSS: como saber se vou receber devolução de abril? Consulte e esclareça suas dúvidas.
Fonte por: CNN Brasil