“Realização histórica”, afirma Lula sobre a saída do Brasil do Mapa da Fome
De acordo com um novo relatório da ONU, o Brasil não consta mais na lista, após ter retornado em 2021 devido aos impactos da pandemia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a saída do Brasil do Mapa da Fome, após o anúncio da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na segunda-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez.
Após sete anos fora do Mapa da Fome, devido à pandemia, o Brasil retornou à compilação em 2021, e, em um tempo recorde de apenas dois anos, o país voltou a ficar fora.
Leia também:

O STF possui agora a configuração de votos necessária para julgar e condenar Andréزاده Zambelli por perseguição armada

Lula rejeita dispositivo legal que diminuía o tempo de prisão para crimes de lavagem de dinheiro

A filiação do União Brasil ao bolsonarismo pode levar à nomeação de ministro para a pasta de Comunicações
Já é a segunda vez, durante algum mandato de Lula, que o governo retira o país desta condição. A primeira foi em 2014, quando já estava lá há quase 12 anos sem conseguir sair da lista.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o resultado indica a média dos três últimos anos (2022, 2023 e 2024), que demonstrou que o Brasil apresentou uma média de 2,5% da população com carência de acesso a alimentos adequados ou risco de subnutrição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso implica que diminuímos a insegurança alimentar grave e a subnutrição para menos de 2,5% da população, declarou Lula.
Conforme dados do IBGE, até o fim de 2023, o Brasil retirou aproximadamente 24 milhões de pessoas da insegurança alimentar grave. Em 2022, a situação foi agravada pela pós-pandemia, com 33,1 milhões de brasileiros sem condições de ter o que comer.
Atingiu-se uma vitória histórica que demonstra que, por meio de políticas públicas eficazes e dedicação à população, é possível erradicar a fome e promover um país mais justo e solidário, concluiu o presidente.
O anúncio foi realizado na 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adibis, Etiópia. Os dados estão no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025”, apresentado durante o evento.
Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez.
A Organização das Nações Unidas/FAO divulgou hoje (28) a notícia de que a insegurança alimentar grave e a subnutrição foram reduzidas para menos de 2,5% da…
Lula (@LulaOficial) 28 de julho de 2025
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)