Real Madrid e Barcelona são os maiores clubes em número de seguidores nas redes sociais

Flamengo é o único clube brasileiro no top 15; Santos apresentou o maior crescimento percentual entre os 100 maiores clubes.

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Real Madrid e o Barcelona ocupam o primeiro lugar no ranking de clubes com maior número de seguidores nas redes sociais em âmbito global, conforme dados divulgados na quarta-feira (11.jun.2025) pelo Cies (Center Internacional de Observação do Futebol).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santos apresentou o maior crescimento percentual (81,7%) entre os 100 maiores clubes, no período de junho de 2024 até junho de 2025, conforme dados do instituto acadêmico suíço.

Os clubes Real Madrid e Barcelona detêm valores que superam em cerca de o dobro os do Manchester United, que ocupa a 3ª posição. O Paris Saint-Germain figura em 4º lugar, seguido pelo Manchester City. O Flamengo é o representante brasileiro mais bem posicionado, aparecendo na 15ª posição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Real Madrid ocupa a primeira posição em todas as plataformas consideradas, exceto no YouTube, onde o Barcelona lidera.

LEIA TAMBÉM!

Os dois clubes espanhóis também apresentaram o maior crescimento em número absoluto: o Real Madrid com 45,3 milhões e o Barcelona com 44,4 milhões.

O Santos, que repatriou Neymar Júnior em janeiro de 2025, apresentou o maior crescimento percentual entre os 100 maiores clubes do mundo a partir de junho de 2024.

O aumento do alcance das redes sociais do Santos se deu após alterações realizadas pelo departamento de marketing. A reestruturação iniciou-se em 2024, antecedendo o retorno de Neymar, com ênfase em conteúdos voltados ao público jovem e investimento em vídeos no formato vertical.

Estratégias de rede.

Real Madrid e Barcelona, com estratégias bem definidas e eficazes no âmbito global digital, expandiram-se significativamente e lideram com destaque o ranking. Tudo isso devido à produção de conteúdo, ao engajamento, a marcas mundialmente reconhecidas e que interagem com diversos idiomas, afirmou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.

Os clubes espanhóis foram os primeiros a reconhecer que clubes de seu tamanho poderiam ser, atualmente, também geradores de conteúdo, atrações de interesse, e que agiram para isso. Esperava-se que não apenas em seus canais próprios, mas em seus perfis nas redes sociais, que divulgam, houvesse um crescimento que não dependesse de estarem nas finais dos principais torneios, afirmou Thiago Freitas, COO (Chief Operating Officer) da Roc Nation Sports no Brasil.

Clubes brasileiros figuram entre os de maior crescimento, refletindo um país continental com times populares e cada vez mais consolidados como potências líderes nas Américas. No entanto, tamanho não garante sucesso. Clubes como Flamengo e Palmeiras investem continuamente na diversificação de conteúdos há anos, assim como Santos, o que lhes permitiu rapidamente aproveitar a popularidade de Neymar. São Paulo e Corinthians possuem bases de torcedores engajadas, contratando estrelas internacionais e transformando isso em atenção. Existe um potencial natural, mas claramente há trabalho a ser feito. Há muito a evoluir quando se compara com gigantes europeus e franquias norte-americanas, mas são escalas globais e entidades que, em sua maioria, compreenderam que o jogo atual é tanto sobre ser uma empresa de mídia quanto clube esportivo.

Apesar dos resultados poderem não ter correspondido às expectativas internamente, o impacto Neymar é inegável: o Santos lidera o crescimento digital entre os 100 maiores clubes do mundo, demonstrando que relevância e projeção global também se desenvolvem com ativos de imagem, afirmou Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, comentou sobre a relevância do desenvolvimento digital: “Desde que devidamente executado, o bom desempenho das nossas redes sociais é fundamental para a visibilidade e divulgação do clube. Estamos investindo nessa área desde o início da gestão, pois compreendemos o quanto é importante apresentarmos resultados expressivos nos meios de comunicação, principalmente considerando as oportunidades comerciais.”

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Sair da versão mobile