Ração para cavalos encontrada contaminada: o que se sabe sobre o caso

Mais de 245 cavalos teriam vindo a ó morte por consumo de ração; outros 161 casos fatais estão sob investigação em diversas localidades.

14/07/2025 12:59

2 min de leitura

Ração para cavalos encontrada contaminada: o que se sabe sobre o caso
(Imagem de reprodução da internet).

A investigação do Mapa apura a morte de mais de 245 equídeos, em vários estados brasileiros, a partir de 26 de maio. De acordo com informações do Ministério, os óbitos foram causados pelo consumo de rações produzidas pela Nutrata Nutrição Animal Ltda. para cavalos, zebras, jumentos e burros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análises de amostras identificaram a presença de “alcaloides pirrolizidínicos”, também conhecidos como monocrotalina, uma substância tóxica e incompatível com a segurança alimentar dos equinos, em razão da falha no controle da matéria-prima que continha resíduos de plantas do gênero crotalária. As amostras foram analisadas pelos LFDA e apontaram a contaminação das rações.

Com base nas análises, o ministério suspendeu cautelosamente a fabricação de todas as rações da empresa Nutrata, inicialmente apenas dos equídeos, mas a decisão foi estendida para rações de todas as espécies, após o apontamento da falha.

Leia também:

Cavalos que consumiram produtos da Nutrata Nutrição Animal Ltda. apresentaram doenças ou óbitos, porém animais que não fizeram a ingestão das rações, mesmo nos mesmos ambientes, permaneceram saudáveis.

Dados complementares do Mapa indicaram que óbitos estavam sendo investigados em diversas regiões, incluindo 40 no sudoeste da Bahia, 70 em Goiânia (GO), 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlândia (MG), 8 em Guaranésia (MG), 8 em Jequeri (MG) e 7 em Mariana (MG).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi apresentado pedido de Habeas Corpus em face da determinação de suspensão cautelar da produção pela empresa, o qual foi contestado pela autoridade competente, que trouxe novas provas técnicas que sustentam o risco sanitário e demonstram a necessidade de manutenção das medidas implementadas.

“Este caso é único. Nunca, em toda a história do Ministério, identificamos a presença dessa substância em cavalos. É a primeira vez que isso ocorre”, declarou o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

A CNN tentou contato com a Nutratta, sem obter resposta até a publicação. O espaço para manifestação da empresa permanece aberto.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.