Uma grande notícia para milhares de brasileiros que venceram batalhas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Conselho da Justiça Federal (CJF) anunciou a liberação de R$ 2,8 bilhões em atrasados, provenientes de Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse montante representa um alívio significativo para aposentados e pensionistas que obtiveram sucesso em processos de revisão de benefícios ou concessão de novos auxílios.
Detalhes do Lote de Fevereiro de 2026
Um total de mais de 180 mil processos foram quitados neste lote, impactando cerca de 230 mil cidadãos espalhados por todo o país. O foco principal deste lançamento é atender aqueles que tiveram suas causas julgadas a favor, garantindo o pagamento de valores pendentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para estar incluso neste pagamento, é preciso atender a critérios específicos estabelecidos pelo Tribunal.
Como Verificar se Seu Nome Está na Lista
A consulta para verificar se o seu nome está na lista de beneficiários não é realizada através do site do INSS. Em vez disso, o Tribunal Regional Federal (TRF) da sua região é o responsável por fornecer essa informação. O processo é simples e pode ser feito seguindo os passos indicados abaixo:
LEIA TAMBÉM!
Links dos Tribunais Regionais Federais
Para facilitar o acesso à informação, listamos os sites dos Tribunais Regionais Federais que atendem a diferentes estados do Brasil:
Saque do Dinheiro e Prazos
Após a liberação pelo tribunal, o tempo para que o dinheiro seja disponibilizado em uma conta bancária pode variar entre uma e duas semanas. O pagamento será realizado através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. O valor ficará depositado em uma conta aberta pelo próprio tribunal, em nome do segurado ou do seu advogado.
Se o status no site for “Pago total”, basta comparecer ao banco com seus documentos de identificação (RG e CPF) e o número do processo para realizar o saque. É importante ressaltar que o INSS e a Justiça não solicitam depósitos antecipados ou taxas para liberar os valores.
Desconfie de qualquer contato que exija pagamento para receber seus atrasados.
Jamille Novaes, redatora e analista de políticas públicas no FDR, explica que sua expertise em normas complexas do governo federal permite traduzir legislações sobre finanças e previdência em guias práticos para o cidadão brasileiro.
- Acesse o site do TRF da sua região (a lista completa está disponível abaixo).
- Procure pela aba “Precatórios/RPV”.
- Insira o número do seu CPF ou o número do processo.
- Verifique o status da sua solicitação.
- TRF 1ª Região (DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)
- TRF 2ª Região (RJ e ES)
- TRF 3ª Região (SP e MS)
- TRF 4ª Região (RS, PR e SC)
- TRF 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB)
- TRF 6ª Região (MG)
