“Quem matou” chocaram novelas; mistérios continuam a assombrar tramas clássicas
Mistério sobre assassinatos já movimentaram diversas tramas polêmicas, com investigações complexas e reviravoltas surpreendentes.
Relembre os Mistérios de Assassinato que Marcaram a Televisão Brasileira
A pergunta “quem matou Odete Roitman?” voltou a ser tema de discussão 37 anos após a exibição da primeira versão de “Vale Tudo”. O remake da novela, com exibição agendada para a noite desta segunda-feira (6), reacendeu o interesse pelo mistério. Ao longo das décadas, o recurso de um assassinato misterioso em uma personagem já foi um elemento marcante em diversas novelas, com crimes que ficaram gravados na memória do público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5 Mistérios de Assassinato que Encantam o Público
1. Salomão Hayalla (“O Astro”): Em 1977, a trama de “O Astro” se concentrou na investigação sobre o assassinato de Salomão Hayalla (interpretado por Dionísio Azevedo). O mistério foi ressuscitado em 2011 com o remake, onde o assassino mudou: Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), amante de Clô (Tereza Rachel), foi o responsável. A primeira versão, no entanto, viu Clô (Regina Duarte), viúva de Salomão, como a responsável pelo crime.
2. Jorge Tadeu (“Pedra Sobre Pedra”): Jorge Tadeu (Fábio Jr.) seduziu diversas mulheres em “Pedra Sobre Pedra” (1992) e sua morte não foi a solução para quem queria frear suas investidas. Mesmo após a morte, o fotógrafo continuou aparecendo para quem comia a flor que nascia no arbusto em que ele fazia xixi quando era vivo. A autoria do crime foi revelada no penúltimo capítulo: a beata Gioconda Pontes (Eloísa Mafalda) atirou porque Jorge Tadeu tinha um caso com Úrsula (Andréa Beltrão), sua única filha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3. “A Próxima Vítima”: A novela “A Próxima Vítima” (1995) foi recheada de assassinatos, seguindo uma lista do horóscopo chinês. No último capítulo, que foi gravado poucas horas antes de ir para o ar, Adalberto (Cecil Thiré) era o criminoso. Um final alternativo foi gravado e exibido tanto em Portugal quanto na reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”, em 2000, com Ulisses (Otávio Augusto) como assassino.
4. Lineu (“Celebridade”): Em “Celebridade” (2003), o assassinado foi Lineu (Hugo Carvana). Tentou-se criar um frenesi falando sobre o mistério em vários programas da emissora. Segundo o site “Memória Globo”, foram gravados três finais – mas optou-se pela vilã Laura (Cláudia Abreu) ser a assassina.
Leia também:
Letícia Colin é confirmada como protagonista da nova novela das 9, “Quem Ama Cuida”
Nova série “Tremembé” no Prime Video retrata a vida de Sandra Regina Ruiz Gomes, ex-detenta polêmica
Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, falece em Belo Horizonte aos 73 anos
5. Norma (“Insensato Coração”): Norma (Gloria Pires) acabou sendo morta antes do fim de “Insensato Coração” (2011) e o “quem matou” deu o tom dos últimos capítulos. A lista tinha nada menos que 12 suspeitos, segundo Ricardo Linhares, que dividiu a autoria com Gilberto Braga. A opção por Wanda (Natália do Vale), que matou Norma para que ela não entregasse Léo (Gabriel Braga Nunes) à polícia, surpreendeu boa parte do público.
“Vale Tudo”: Relembre quem matou Odete Roitman na versão original
A trama de “Vale Tudo” sempre foi marcada por mistérios e reviravoltas, e a pergunta sobre o assassinato de Odete Roitman (interpretada por Nana Quezada) é um dos elementos mais emblemáticos da novela.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












