Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Macroeconomia
  3. Queda nos preços do dólar em agosto não elimina o aviso de especialistas sobre aumento da atividade

Queda nos preços do dólar em agosto não elimina o aviso de especialistas sobre aumento da atividade

A redução da inflação oficial (IPCA) foi impulsionada sobretudo pela queda nos preços da energia elétrica residencial, resultado da inclusão do Bônus de…

Por: Pedro Santana

10/09/2025 12:05

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A inflação no Brasil apresentou a primeira queda no ano, em agosto, com declínio de 0,11%. Contudo, a avaliação dos economistas sobre o cenário não é unânime. Os dados divulgados pelo IBGE confirmaram as previsões, mas não devem se manter no curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A redução da inflação foi impulsionada sobretudo pela energia elétrica residencial – item de grande relevância na composição do índice –, que caiu 4,21% no mês, em razão da inclusão do Bônus da Itaipu, concedido nas faturas emitidas em agosto.

O resultado de agosto refletiu principalmente efeitos transitórios, ainda sem indicação de melhoria estrutural da inflação, como na energia elétrica. O núcleo também veio distorcido: descontos passageiros em lazer (semana do cinema) reduziram artificialmente o índice e devem pressionar o IPCA de setembro, explica Leonardo Costa, economista do ASA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os recentes dados do IBGE indicam que a informação está disponível há uma semana da próxima reunião de política monetária do Banco Central, com uma expectativa quase unânime no mercado de que a autarquia manterá a Selic em 15% pela segunda reunião seguida.

Em relação aos alimentos, o IBGE já identificou um possível efeito positivo da tarifa americana sobre determinados preços, com o incremento da oferta no mercado interno de produtos como manga, mamão e café.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Resistência Europeia Complica Acordo do Mercosul com União Europeia, Afirma Sueme Mori

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Ursula von der Leyen pressiona UE por aprovação do acordo com o Mercosul antes do fim do ano

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Arábia Saudita Almeja Sediar Reunião da OMC em 2028 com Apoio de 22 Países!

O consumo da bebida mais popular entre os brasileiros apresentou declínio de 2,17% em agosto. Contudo, de janeiro a agosto, o café moído obteve aumento de 38,38% e, nos últimos 12 meses, apresentou crescimento superior a 60%.

A taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos, que começou a vigorar no início de agosto, afetou o café. Mesmo com os esforços do governo e do setor privado, o produto não foi incluído na lista de isenções divulgada por Washington.

Apesar das oscilações desfavoráveis, o cenário econômico deve manter a pressão sobre os preços, em especial nos serviços.

Rafael Perez, economista da Suno Research, declarou que, em 12 meses, o aumento dos serviços acelerou para 6,16%, de 6% em julho, e a média dos núcleos da inflação, que excluem preços mais voláteis, também avançou, para 5,16%.

Os indicadores indicam que, apesar da inflação estar diminuindo com a valorização do câmbio, queda nos preços de commodities e de insumos, a qualidade da inflação – relacionada a serviços e à demanda doméstica – continua resistente.

Alexandre Maluf, economista da XP, indica que o mercado de trabalho permanece aquecido no país, com salários em ascensão. Ele afirma que esse cenário impulsiona o crescimento da demanda interna, gerando, por sua vez, pressão sobre os serviços.

Na última reunião de política monetária, em julho, o Banco Central interrompeu o ciclo de aumento da Selic, declarando a intenção de manter a taxa em 15% por um período consideravelmente extenso.

A Banco Central mencionou as expectativas de inflação desancoradas, a resiliência da atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, além dos anúncios de tarifas comerciais mais altas nos Estados Unidos, o que, na visão da autoridade monetária, sustentaria a postura de cautela diante das incertezas.

Olhando à frente, mantemos nossa projeção de inflação para 2025 em 4,9%. Atualmente, avaliamos que o balanço de riscos segue equilibrado, porém mais incerto, com efeitos líquidos desinflacionários provenientes da guerra tarifária. A taxa de câmbio permanece relativamente estável, e as expectativas de inflação vêm apresentando melhora consistente, inclusive no longo prazo. Apesar disso, o cenário ainda é significativamente pressionado.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Banco CentralinflaçãoIPCASelic
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Política

Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● São Paulo aprova orçamento de 2026 com votação acirrada e pressão sobre Julio Casares!

18/12/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Botafogo Procura Novo Treinador para 2026: Rafael Guanaes é o Nome em Alta!

18/12/2025 18:27 | 3 min de leitura

● Cultura Inglesa Lança 150 Bolsas de Estudo em Paraisópolis: Inscrições Abertas até Dezembro de 2025!

18/12/2025 18:41 | 3 min de leitura

● Trump exige rapidez nas negociações de paz da Ucrânia para encerrar conflito com a Rússia

18/12/2025 18:43 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!