Queda de 31% nas concessões de crédito pessoal não consignado em novembro! Descubra como as novas regras do saque-aniversário do FGTS impactaram o mercado
As recentes alterações nas regras do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) resultaram em uma queda de 31% nas concessões de crédito pessoal não consignado em novembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) por Renato Baldini, chefe-adjunto do Departamento de Estatísticas do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Baldini explicou que o Conselho Curador do FGTS tornou as condições para a antecipação mais restritivas, o que impactou significativamente o mercado. Durante a coletiva, ele detalhou as estatísticas de crédito referentes ao mês de novembro.
Além disso, a mudança nas regras também influenciou a taxa média de juros. Em novembro, a taxa média do crédito pessoal não consignado aumentou em 5,5%. Segundo Baldini, o saque-aniversário do FGTS é uma das operações com as taxas de juros mais baixas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a redução no volume de operações com essas taxas mais baixas resultou em um aumento na taxa média geral.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.