Queda de 26,9% nas Vendas de Bebidas Alcoólicas na Grande São Paulo em Outubro

Queda de 26,9% nas vendas de bebidas alcoólicas na Grande São Paulo é atribuída à crise do metanol, impactando a confiança do consumidor e hábitos de compra.

13/11/2025 20:08

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(Imagem de reprodução da internet).

Queda nas Vendas de Bebidas Alcoólicas na Grande São Paulo

As vendas de bebidas alcoólicas destiladas em autosserviços e atacarejos da Grande São Paulo apresentaram uma queda de 26,9% em valor nas duas primeiras semanas de outubro, conforme pesquisa realizada pela NielsenIQ. A percepção dos lojistas indica que mais da metade dos comerciantes da região associam essa diminuição à crise do metanol.

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Gabriel Fagundes, líder de insights da NielsenIQ, comentou sobre a situação: “A crise do metanol foi um episódio triste e trágico, com prejuízos para a saúde e para a confiança da população. Esse medo e esse ‘pé atrás’ que ficou prejudica as vendas desses produtos.”

Impactos da Crise do Metanol

Desde o início de outubro, o Brasil tem enfrentado uma série de casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol, com o epicentro da crise localizado na região metropolitana de São Paulo. Até a quinta-feira (13), o Ministério da Saúde registrou 15 mortes, sendo 9 no estado de São Paulo.

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A NielsenIQ aponta que o cenário já era desfavorável, uma vez que o público vinha reduzindo o consumo devido ao aumento das despesas com alimentação e à alta nos preços. Fagundes destacou que “o aumento da importância da cesta de alimentos no bolso do consumidor, os próprios preços altos das bebidas alcoólicas e a elasticidade também foram fatores que contribuíram para a diminuição do consumo.”

Mudanças nos Hábitos de Consumo

Além disso, o fator geracional também influencia essa tendência. A geração Z, por exemplo, está mais conectada a hábitos de consumo saudáveis, optando por produtos sem álcool e sem açúcar. A pesquisa revelou que a intenção de comprar menos bebidas alcoólicas chegou a 37%, enquanto os esforços para gastar mais com hortifrutis foram de 28%.

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Por outro lado, cerveja e vinho ganharam destaque na cesta de bebidas durante as duas primeiras semanas de outubro, mostrando uma mudança nas preferências dos consumidores.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.