O Brasil está se preparando para registrar uma nova queda de temperatura no início da primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro. Essa mudança climática sucede após o país já ter experimentado cinco ondas de frio intenso entre junho e julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A intensa variação térmica tem se destacado no período, com temperaturas iniciais em torno de 12 e 13 graus na maior parte da metade sul do país durante as manhãs. Ao longo do dia, o sol eleva os termômetros, atingindo valores entre 25 e 26 graus em diversas regiões, incluindo a capital paulista.
O período atual apresenta as temperaturas mais baixas noturnas e madrugada, associado à baixa ocorrência de nebulosidade. Devido ainda ser inverno, as temperaturas mais amenas persistem durante a noite, porém a falta de umidade possibilita um aumento considerável das temperaturas durante o dia.
LEIA TAMBÉM!
As próximas ondas de frio não devem ter a mesma intensidade das anteriores, com vários dias de geada e temperaturas persistentemente baixas entre julho e agosto.
Alerta para a região Sul
Espera-se uma nova instabilidade climática na região Sul do país, com a formação de um ciclone que impactará principalmente o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, o oeste do Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul. O fenômeno deverá provocar chuvas com raios, a possibilidade de granizo e ventos de intensidade moderada a forte, sobretudo entre segunda e terça-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O regime meteorológico deve enfraquecer progressivamente durante a semana, à medida que avança em direção ao Sudeste e se aproxima do oceano. As primeiras ocorrências de chuva são motivo de atenção, sobretudo para as áreas produtoras agrícolas da região Sul, que estão atualmente cultivando milho e trigo, em razão do risco elevado de ocorrência de granizo.
Fonte por: CNN Brasil