Com a lista de exceções divulgada pela Casa Branca, cerca de 40% das exportações brasileiras aos Estados Unidos deixaram de estar sujeitos à tarifa adicional de 40% prevista pelo presidente norte-americano, Donald Trump, conforme apuração da CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A análise examinou os 100 produtos mais vendidos do Brasil para os Estados Unidos em 2024. Desses itens, 27 foram sujeitos a medidas de proteção comerciais implementadas por Trump. O estudo utiliza dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Dentre os R$ 40,3 bilhões exportados no ano passado, pelo menos R$ 18,1 bilhões (44,61%) não estariam sujeitos à taxa adicional de 40%.
LEIA TAMBÉM!
Entre os dez produtos mais exportados pelo Brasil, sete não foram contemplados. Cerca de 700 categorias não serão afetadas pela tarifa de 50%.
A aguarda da oficialização da taxação dos itens brasileiros nesta semana, parte dos setores da economia e investidores receberam com alívio a lista de exceções de Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, setores importantes para a cotação de exportação do Brasil, como café, carne bovina e peixes, estarão sujeitos à tarifa de 50%.
Fonte por: CNN Brasil