Quase 500 municípios brasileiros enfrentam seca severa ou extrema
Áreas indígenas e rurais apresentaram o maior incremento; a região Norte é a mais impactada.

O número de municípios em situação de seca severa ou extrema no Brasil aumentou de 342 em abril para 459 em maio, conforme o Índice Integrado de Seca (IIS3) de maio de 2025, divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na terça-feira (3).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A região Norte é a mais afetada, com destaque para o Amazonas, o Tocantins e o Pará.
A estiagem nas áreas indígenas apresentou um aumento de 30% entre abril e maio. Durante esse período, o número de territórios com condições de seca moderada ou mais intensa subiu de 171 para 222.
Leia também:

Secas e chuvas caracterizam o fim de semana de julho; confira a previsão

Brasil de Fato e Fundação Rosa Luxemburgo promovem microbolsa para jornalismo “Marcha das Mulheres Negras 2025”

A legislação reconhece a fibromialgia como deficiência em âmbito nacional a partir de 2026
Os povoados rurais apresentaram um crescimento de 368 para 613 áreas em condição de seca severa ou extrema no período de abril a maio. Amazonas e Pará foram as regiões mais impactadas.
Atualmente, para os municípios, os dados indicam que 1.756 municípios tiveram pelo menos 60% de suas áreas agroprodutivas em situação de seca em maio. O número representa uma redução de aproximadamente 380 municípios em relação a abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os índices também demonstram uma diminuição no número de municípios classificados com estiagem moderada a severa em Minas Gerais e na Bahia durante o período examinado.
A previsão até o final de junho é de redução no número de municípios com seca moderada a extrema, conforme projeções do Índice Integrado de Seca (IIS-3).
Em decorrência das secas nas áreas do Norte do Brasil, estados enfrentam inundações severas. No Amazonas, 29 municípios estão em estado de emergência e 28 em alerta para alagamentos, conforme boletim da Defesa Civil Estadual da última sexta-feira (30).
Mais de 343 mil pessoas no Amazonas foram afetadas pelas inundações e a previsão é de chuvas para a região nos próximos dias.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.