Quando a dor de cabeça é preocupante? Kalil e especialistas explicam

O tema será discutido no “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” no sábado (23), às 19h30.

22/08/2025 16:16

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A cefaleia é um dos sintomas mais frequentes: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população já sentiu o sintoma pelo menos uma vez na vida. Contudo, quando ela deixa de ser apenas um incômodo para se tornar um indicativo de uma condição mais séria?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para responder a essa questão, Dr. Roberto Kalil entrevista os neurologistas Carlos Eduardo Altieri, do Hospital Sírio-Libanês, e Josué Luiz Pedroso, professor livre-docente em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no “CNN Sinais Vitais – Entrevista” de sábado (23).

Altieri explica que é preciso procurar auxílio médico sempre que a dor de cabeça “provocar uma mudança na sua qualidade de vida” ou quando ela é “diferente daquela que você tem habitualmente”, podendo ser um sinal de algo mais sério.

Leia também:

Adicionalmente, os especialistas detalham a distinção entre os tipos primários de cefaleia. A enxaqueca, uma das mais frequentes, frequentemente se associa a sintomas como náuseas e sensibilidade à luz (fotofobia). Em 40% dos casos, a condição pode ser precedida por “aura”, que consiste em manifestações visuais ou, em raros casos, paralisia de uma parte do corpo, podendo ser erroneamente interpretada como um acidente vascular cerebral (AVC).

A cefaleia em salvas, segundo Pedroso, é uma das doenças mais curiosas da medicina, por ser cíclica e sazonal. Mais comum em homens, ela é chamada de “dor de cabeça do despertador”, por acordar o paciente à noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, esse tipo de dor de cabeça está associado a sintomas como lacrimejamento e inchaço do olho. Em situações graves, a dor é tão intensa que pode levar o paciente a adotar medidas desesperadas. Para crises agudas, o tratamento pode envolver a administração de oxigênio de emergência.

No programa, os neurologistas também discutem os fatores que podem provocar a enxaqueca, tais como o estresse, a ansiedade e alguns alimentos. Os especialistas abordam ainda o diagnóstico, que não necessita de exames de imagem, e os tratamentos disponíveis, incluindo medicamentos para alívio imediato e novos fármacos para prevenção.

O programa “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai transmitir no sábado, 23 de agosto, às 19h30, na CNN Brasil.

Dor de cabeça: medidas caseiras auxiliam no alívio dos sintomas.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)