Qual o significado da fase lunar do seu ciclo menstrual para você?

Entenda quais fases da Lua estão relacionadas ao seu ciclo menstrual e como otimizar cada fase para uma vida mais equilibrada.

15/08/2025 10:48

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A palavra menstruação deriva do latim “mensis” (”mês”) e do grego antigo “mene”, que significa Lua. Não é coincidência: o ciclo menstrual tem uma relação íntima com os ciclos lunares. Mas você sabe o que a fase da Lua que você menstrua diz sobre você?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa relação, denominada lunacão interna, é estudada por autoras como Miranda Gray, terapeuta britânica que resgata a sabedoria do feminino sagrado. Ela propõe que, ao observar a fase da Lua em que se menstrua (e sobretudo em que se ovula), é possível compreender melhor seus padrões de energia, criatividade e introspecção.

Ao longo do mês, houve sucessões de momentos de abertura e receptividade, intercalados com períodos de recolhimento e introspecção. Da mesma forma que a Lua, experimentamos ciclos de nascimento, desenvolvimento, apogeu e retraimento. Identificar essa dinâmica auxilia na sincronização da rotina com as necessidades do corpo e da mente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resumo rápido:

A Lua e o ciclo menstrual apresentam uma relação que tem sido observada ao longo da história, com teorias que sugerem uma possível influência da fase lunar nos períodos menstruais das mulheres.

O ciclo lunar apresenta quatro fases — nova, crescente, cheia e minguante — com duração de 28 a 30 dias, similar ao ciclo menstrual. Cada fase compreende de 7 a 8 dias, modificando progressivamente a energia disponível na natureza.

Antigamente, povos como os egípcios e babilônicos já organizavam o tempo com base na Lua. Atualmente, com o calendário gregoriano, a gravidez ainda é calculada em semanas lunares.

Leia também:

Essa coincidência de duração explica por que a menstruação é conhecida como luneração: o ciclo inicia-se no primeiro dia do sangramento e encerra-se na véspera do período menstrual subsequente.

Já salve aqui o Calendário Lunar completo.

<h2 Cycles menstruais x ciclos lunares: como identificar as semelhanças e diferenças entre eles, compreendendo os ritmos do corpo e da natureza.

Conforme Miranda Gray, a mulher que menstrua experimenta simultaneamente dois ciclos.

Esses ciclos podem coincidir ou não.

<h2 Como identificar o ciclo menstrual da sua menstruação.

<h2 Cycle da Lua Branca: foco em atividades e projetos do mundo exterior

Antigamente festejado em rituais relacionados à fertilidade e à abundância, esse ciclo ocorre quando a ovulação acontece durante a Lua Cheia ou Crescente.

Características:

É frequente que mulheres nessas circunstâncias se sintam mais ligadas a atividades sociais e iniciativas colaborativas.

<h2 Lua Vermelha: energia para o interior

Entendido como transgressor anteriormente por não aderir a normas sociais convencionais, esse fenômeno se manifesta quando o período de ovulação se alinha com a Lua Nova.

Características:

Miranda Gray destaca que o ciclo da Lua Vermelha convida a uma introspecção, para entender padrões e desenvolver a própria sabedoria antes de manifestá-la no mundo.

<h2 Os quatro arquétipos da Lua no ciclo menstrual

Miranda Gray identifica quatro arquétipos femininos que se repetem, ainda que possam adquirir maior força quando sincronizados com a Lua.

Pureza — Lua Crescente

Mãe “Lua Cheia”

Lua Minguante

Lua Nova

<h2 Quem não menstrua ou utiliza anticoncepcional?

É possível perceber as alterações energéticas da Lua nova, mesmo sem sintomas evidentes. Indivíduos em menopausa, climatério, uso de anticoncepcionais ou que passaram por cirurgias podem se orientar pelo calendário lunar, acompanhando as respostas do corpo e das emoções.

<h2 Acompanhe e aproveite seu ciclo lunar interno

Registrar, por meio de uma mandala lunar ou diário menstrual, as sensações físicas, emocionais e mentais durante o mês auxilia em:

Baixe agora sua mandala lunar para seguir seu ciclo.

<h2 Perguntas frequentes

Para determinar em qual fase da Lua você menstrua, registre a data do início da menstruação e da ovulação e compare com o calendário lunar. Há aplicativos e sites que exibem a fase da Lua em qualquer data.

A menstruação ou a ovulação definem o meu ciclo lunar? O que determina se você está no ciclo da Lua Branca ou Vermelha é a fase da Lua durante a ovulação, e não no sangramento.

Sim, é possível alterar o ciclo da Lua Branca para o Vermelho ao longo da vida. Mudanças na rotina, idade, gravidez, uso de anticoncepcionais e até períodos de maior ou menor introspecção podem modificar essa sincronização.

Indivíduos que não menstruam podem experimentar alterações de energia e humor relacionadas às fases da Lua. É possível perceber essas variações acompanhando o calendário lunar e observando o próprio corpo e as emoções.

O ciclo menstrual que experimento pode afetar meu humor e produtividade, de maneira simbólica. Indivíduos que ovulam durante a Lua Cheia ou Crescente frequentemente apresentam maior expansividade e direcionamento para o mundo exterior, enquanto aqueles que ovulam na Lua Nova tendem a ser mais introspectivos e concentrados no mundo interior.

Não existe um ciclo de “melhor” ou “pior”. Tanto a Lua Branca quanto a Vermelha possuem potenciais únicos. O importante é conhecer as características de cada uma e aproveitar suas qualidades no momento da vida em que se está.

Como otimizar cada fase do ciclo menstrual, utilize uma mandala lunar ou diário para registrar sensações e atividades. Desta forma, é possível planejar momentos de maior produtividade ou descanso de acordo com sua energia.</

Fonte por: Personare

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.