Agentes dos EUA descobriram, na quinta-feira (11), um fuzil de alta capacidade que se suspeita ter sido utilizado no tiroteio fatal e de natureza política envolvendo o ativista conservador Charlie Kirk.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ativista, com 31 anos, locutor de podcast e apoiador próximo do presidente dos EUA, Donald Trump, contribuiu para fortalecer o apoio do Partido Republicano entre os eleitores mais jovens.
Foi assassinado na quarta-feira com um disparo durante uma palestra em uma universidade de Utah, o que Trump descreveu como um “assassinato hediondo”.
LEIA TAMBÉM!
Fuzil de grande calibre
O rifle de ferrolho de alta potência recuperado pelos investigadores foi encontrado em uma área arborizada próxima ao local do tiroteio, em Utah.
As armas de ferrolho apresentam maior precisão em comparação com as semiautomáticas, ainda que possuam taxas de disparo mais reduzidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O agente especial Bohls, responsável pelo escritório de campo do FBI em Salt Lake City, afirmou que a arma estava sendo analisada em um laboratório do FBI, na tentativa de obter informações sobre o tiroteio e o suspeito.
Modelo
Policiais, sob o pedido de confidencialidade, informaram ao New York Times que a arma recuperada era um fuzil Mauser de modelo antigo. Outros meios de comunicação norte-americanos também mencionaram fontes que identificaram a arma como um fuzil Mauser .30-06 importado, com sistema de ferrolho.
Investigadores encontraram diversos cartuchos, incluindo um munição disparada na câmara do rifle, conforme relatado pelo Times. O tipo de arma empregado pelo suspeito é frequentemente utilizado por atiradores e caçadores.
As autoridades estão analisando as aparentes gravações na munição encontrada até agora e seu significado.
Planejamento minucioso
Brad Garrett, ex-agente do FBI, afirmou que as provas apresentadas até o momento revelam um suspeito que planejou o tiroteio com grande precisão, incluindo o descarte do material letal utilizado em sua rota de fuga.
Ele provavelmente agiu por não desejar ser visto com uma arma, correndo ou andando por um bairro, afirmou Garrett ABC News.
As autoridades apresentaram, em coletiva de imprensa na quinta-feira (11), um vídeo que mostrava o suspeito pulando de um telhado, percorrendo uma rua e seguindo para uma área com vegetação próxima ao campus, onde localizaram a arma utilizada no tiroteio.
Fonte por: CNN Brasil