Qual é a filha de Kim Jong-un, uma possível herdeira na Coreia do Norte?

A mídia estatal não divulgou informações oficiais sobre a herdeira, contudo, Kim Ju-ae tem se mostrado cada vez mais presente ao lado do pai em eventos …

05/09/2025 12:37

7 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, participou do desfile militar na China que celebrou a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial na quarta-feira (3). Sua filha teve uma aparição inesperada ao lado dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devido ao caráter fechado da Coreia do Norte, o nome e a idade exatos da herdeira nunca foram divulgados, mas a inteligência sul-coreana a identifica como Kim Ju-ae. Há especulações de que ela possa ser a futura sucessora de Kim dentro da dinastia norte-coreana.

class=”subtitulo”>Acompanhe tudo que se sabe sobre a filha de Kim Jong-un

Em setembro de 2013, Dennis Rodman, ex-jogador de basquete americano, afirmou que Kim Jong-un possuía uma filha, Ju-ae, durante sua visita a Pyongyang, relatando ao jornal britânico The Guardian: “Eu toquei o bebê dela e também conversei com a esposa (de Kim)”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2022, a existência de Ju-ae foi confirmada, quando a mídia estatal norte-coreana declarou que o líder Kim estava acompanhado da “amada” filha durante a supervisão do lançamento de um míssil balístico intercontinental. Imagens divulgadas revelaram os dois dadas de mãos.

A mídia estatal reconheceu a existência da filha, porém, não divulgou informações sobre o nome ou a idade dela.

Leia também:

A idade e o ano de nascimento de Ju-ae são diferentes nos relatos, estimando-se que ela se encontre na pré-adolescência ou no início da adolescência, embora essa estimativa seja baseada principalmente no testemunho de Rodman, e não se sabe com precisão quantos meses ela tinha quando ele a conheceu.

Nos últimos anos, a suposta filha do líder continuou a aparecer em eventos públicos, sempre acompanhada do pai.

class=”subtitulo”>As primeiras aparições de Kim Ju-ae

Após meses de confirmação de sua existência, Kim Ju-ae surgiu em um desfile que celebrou o aniversário de fundação do Exército Popular Coreano. A mídia estatal começou a chamá-la de “preciosa” filha do líder.

Em março daquele ano, ela participou de outro teste de lançamento de míssil ao lado de Kim Jong-un.

Em meados de setembro, a filha do líder foi vista sentada ao lado do pai na área exclusiva de um desfile militar que comemorava a criação da nação como uma república. Pak Jong Chon, um oficial militar de alto escalão e representante de Kim Jong-un na Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, foi visto ajoelhado ao lado dela com respeito e conversando em seu ouvido.

A última vez que foi vista em 2023 ocorreu no final de novembro, em uma celebração em homenagem ao lançamento de um satélite de reconhecimento. Ju-ae estava à mesa principal com seu pai, mantendo sua aparência infantil e usando uma camisa com um brasão do programa espacial do país.

class=”subtitulo”>Jong-un recebe abraço e conversa com diplomata

Kim Ju-ae iniciou o ano participando de um concerto de Ano Novo, em 1º de janeiro, e foi vista beijando o rosto do pai e tocando-o brevemente no queixo, uma demonstração pública quase inédita com a líder.

Ela acompanhou o pai em uma orientação de campo em uma granja aviária no mesmo mês.

Em outubro, a filha do líder reuniu-se com o embaixador russo na Coreia do Norte, Alexandr Matsegora, em um evento que celebrava a fundação do Partido dos Trabalhadores, trocando apertos de mão enquanto ele falava em seu ouvido. Foi a primeira vez que ela esteve em um ambiente diplomático.

Até 2025, já foram confirmadas cinco ocorrências da possível herdeira da Coreia do Norte.

class=”subtitulo”>Últimas aparições da possível sucessora da Coreia do Norte

Em abril deste ano, a filha acompanhou Kim Jong-un no lançamento de um contratorpedeiro da Marinha.

Um mês depois, Ju-ae acompanhou o pai em uma visita à embaixada russa no 80º aniversário da vitória da Rússia na Segunda Guerra Mundial. O embaixador Matsegora foi fotografado dando um beijo na bochecha dela.

Ela acompanhou o pai em uma inspeção a uma fábrica de armas, com ele vestindo um terno branco e exibindo maior maturidade. Em imagens divulgadas pela mídia estatal, ela se destacava em primeiro plano, selecionadas para publicação.

Em 25 de junho, Kim Ju-ae participou da inauguração oficial do resort de férias Wonsan, na costa leste, outro projeto ambicioso de Kim Jong-un. A mídia estatal exibiu Ju-ae mais alta que a mãe, usando um tailleur e com o mesmo destaque de Kim Jong-un.

Cinco dias depois, ela compareceu a um show acompanhada por Kim Jong-un e a ministra da cultura russa, Olga Lyubimova, onde imagens de tropas norte-coreanas na Rússia eram exibidas no palco.

A sua última aparição, até o momento, ocorreu há poucos dias. Ju-ae foi a segunda a descer de um trem, logo atrás de Kim Jong-un. Eles foram a Pequim para comemorar os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Outras imagens mostraram-na se juntando a Kim Jong-un e ao presidente russo Vladimir Putin em um carro antes da reunião bilateral dos líderes.

class=”subtitulo”>Kim Jong Un é o próximo líder da Coreia do Norte?

Desde a sua fundação em 1948, a Coreia do Norte é governada como uma ditadura hereditária por Kim Il Sung, cujo filho, Kim Jong Il, ascendeu ao poder após a morte do pai em 1994, e Kim Jong-un consolidou o poder 17 anos depois, com a morte de Kim Jong Il.

Considerando a relevância da família real, o lançamento público da filha de Kim Jong-un gera previsões de que ela poderá ser preparada para assumir o papel de herdeira, apesar das opiniões distintas entre os especialistas.

Apesar das especulações sobre outros possíveis filhos de Kim Jong-un, as recentes aparições de Ju-ae reforçam a ideia de que ela será a próxima a governar o país.

Alguns destacaram a maneira como ela é apresentada na mídia estatal norte-coreana – descrita como “amada” e “respeitada” – como um indicativo de que ela pode ter um status diferenciado.

Especialistas apontam que sua primeira viagem ao exterior a confirmam como uma possibilidade “favorável” para se tornar o próximo líder supremo da Coreia do Norte.

Com informações da Reuters

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.