O Brasil retorna a participar do Draft da NBA com Nathan Fernandes Mariano, de 21 anos, ala-pivô do Sesi Franca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O brasileiro aguarda, na segunda rodada do Draft da NBA 2025, que será realizada nesta quinta-feira (26), às 21h (de Brasília) em Nova York.
O jogador não foi selecionado na primeira noite do evento, que ocorreu na quarta-feira (25), porém, continua apto para as equipes da liga.
LEIA TAMBÉM!
Nathan, nascido na base do Franca, faz parte do time principal desde 2021 e teve sua melhor temporada até agora em 2024-25.
Ele evoluiu em momentos cruciais, sobretudo após a lesão de Lucas Dias, evidenciando-se na rodagem com médias de 6 pontos, 3,8 rebotes e bom aproveitamento nos arremessos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do título do NBB, teve relevância na campanha do time na Basketball Champions League Americas (BCLA), auxiliando Franca a obter a terceira posição.
O rendimento despertou o interesse de olheiros estrangeiros e o incluiu na lista de jogadores disponíveis no recrutamento.
Nathan, com 2,07 metros de altura, é visto como um pivô contemporâneo: ágil, adaptável, com bom arremesso de média distância e forte presença física no garifão.
Sua formação compreende uma experiência em uma escola preparatória nos Estados Unidos, o que contribuiu para sua adaptação ao estilo de jogo mais intenso da NBA.
Especialistas preveem que o brasileiro poderá ser selecionado na segunda rodada, atraindo a atenção de franquias que procuram jovens atletas com perfil atlético e potencial de desenvolvimento a médio prazo.
Uma publicação compartilhada por Nathan Fernandes Mariano (@nathanfm_43)
Nathan é irmão mais novo de Lucas Mariano, jogador da Seleção Brasileira e ídolo recente do Franca.
Desenvolveu-se em um contexto de basquete, com a mãe, ex-jogadora, sendo uma das maiores fontes de apoio em sua trajetória. O contato com o irmão e o apoio familiar influenciaram seu estilo competitivo e concentrado.
Uma publicação compartilhada por Nathan Fernandes Mariano (@nathanfm_43)
Segundo o presidente do Sesi Franca Basquete, Luis Prior, é improvável que Nathan permaneça no Brasil, ainda que não seja escolhido por nenhuma equipe da NBA.
O atleta almeja uma trajetória no cenário internacional e poderá procurar uma chance na Europa.
Ao ser escolhido nesta quinta-feira, Nathan se tornará mais um nome brasileiro a integrar a NBA, fortalecendo a representação do país na liga mais competitiva do planeta.
Fonte por: CNN Brasil