Quais são as preferências alimentares e de bebidas de jovens e idosos no comércio varejista brasileiro

Estudo da Rock Encantech aponta transformações nos hábitos de consumo de biscoitos, frutas, leite, cerveja e refrigerantes em função da idade.

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(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa da Rock Encantech examinou 89 milhões de transações efetuadas por 10 milhões de consumidores no Brasil, abrangendo o período de janeiro a maio de 2025. O levantamento revela as variações nas preferências de compra no setor de alimentos, considerando a idade, com biscoitos se destacando entre os consumidores mais jovens, frutas sendo a opção preferida entre os idosos e bebidas como leite, cerveja e refrigerantes apresentando diferentes níveis de importância em cada faixa etária.

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Conforme Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da empresa, o padrão de consumo está relacionado à praticidade e à diversidade de opções. “O consumo de biscoitos está relacionado a lanches rápidos no ambiente de trabalho ou em residências. A variedade de bebidas indica que os consumidores apreciam portfólios distintos, que atendem a diferentes situações”, declarou.

Entre os jovens (15 a 25 anos), os biscoitos ocupam a primeira posição com 5,6%. Seguem-nos frutas (5,0%), refrigerantes (4,9%), doces e ingredientes culinários (4,6%), sucos e água de coco (4,5%) e leite (4,4%). A cerveja apresenta o menor consumo, com 3,7%.

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Entre vinte e vinte e nove anos, os segmentos em questão, os biscoitos mantêm a liderança, atingindo 5,8%. Frutas representam 4,7%, refrigerantes 4,5%, doces 4,6%, sucos 4,5% e leite 4,3%. A cerveja apresenta participação reduzida, de 3,6%.

Entre trinta e quarenta anos, frutas lideram com 5,9%, seguidas por biscoitos em 5,4% e refrigerantes em 4,7%. Doces apresentam 4,7%, sucos em 4,6% e leite em 4,4%. A cerveja começa a crescer, atingindo 4,7%.

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Quarenta a quarenta e nove anos, os biscoitos mantêm 5,4% e as frutas reproduzem o mesmo percentual. Refrigerantes ficam em 4,9%. Doces registram 4,2%, sucos 4,2% e leite 4,4%. A cerveja cresce e atinge 5,2%.

Quinze a vinte e cinco anos, frutas mantêm a posição de destaque, com 5,4%. Refrigerantes atingem 5,2% e leite registra 4,4%. Biscoitos diminuem para 4,3%, doces ficam em 4,2% e sucos também em 4,2%. Cerveja avança e alcança 6,1%.

pessoas com idade entre 60 e 69 anos, leite ocupa 4,4%, frutas 5,2% e refrigerantes 5,4%. Biscoitos caem para 4,2%, doces ficam em 4,2% e sucos em 4,1%. Cerveja atinge seu pico, com 6,7%.

Setenta a setenta e nove anos, frutas lideram com 5,9%, leite sobe para 4,9% e refrigerantes marcam 5,3%. Biscoitos recuam para 4,1%, doces ficam em 4,1% e sucos em 4,1%. A cerveja diminui, mas ainda registra 5,8%.

Maior de oitenta anos, frutas atingem 7,3% e lideram no grupo dos mais idosos. Leite alcança 5,7%, ocupando a segunda posição, enquanto refrigerantes apresentam 5,3%. Doces e sucos registram 4,0% e a cerveja cai para 4,3%, com biscoitos quase inexistentes.

Os impactos no varejo, Para Gibotti, os resultados demonstram como o setor pode orientar estratégias. A pesquisa revela que a idade impacta diretamente o consumo e sinaliza tendências futuras. Empresas que ajustarem seu portfólio, posicionamento e comunicação apresentarão maior competitividade, avalia.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

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