Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Do Micro Ao Macro
  3. Quais são as preferências alimentares e de bebidas de jovens e idosos no comércio varejista brasileiro

Quais são as preferências alimentares e de bebidas de jovens e idosos no comércio varejista brasileiro

Estudo da Rock Encantech aponta transformações nos hábitos de consumo de biscoitos, frutas, leite, cerveja e refrigerantes em função da idade.

Por: Lara Campos

11/09/2025 8:03

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa da Rock Encantech examinou 89 milhões de transações efetuadas por 10 milhões de consumidores no Brasil, abrangendo o período de janeiro a maio de 2025. O levantamento revela as variações nas preferências de compra no setor de alimentos, considerando a idade, com biscoitos se destacando entre os consumidores mais jovens, frutas sendo a opção preferida entre os idosos e bebidas como leite, cerveja e refrigerantes apresentando diferentes níveis de importância em cada faixa etária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da empresa, o padrão de consumo está relacionado à praticidade e à diversidade de opções. “O consumo de biscoitos está relacionado a lanches rápidos no ambiente de trabalho ou em residências. A variedade de bebidas indica que os consumidores apreciam portfólios distintos, que atendem a diferentes situações”, declarou.

Entre os jovens (15 a 25 anos), os biscoitos ocupam a primeira posição com 5,6%. Seguem-nos frutas (5,0%), refrigerantes (4,9%), doces e ingredientes culinários (4,6%), sucos e água de coco (4,5%) e leite (4,4%). A cerveja apresenta o menor consumo, com 3,7%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre vinte e vinte e nove anos, os segmentos em questão, os biscoitos mantêm a liderança, atingindo 5,8%. Frutas representam 4,7%, refrigerantes 4,5%, doces 4,6%, sucos 4,5% e leite 4,3%. A cerveja apresenta participação reduzida, de 3,6%.

Entre trinta e quarenta anos, frutas lideram com 5,9%, seguidas por biscoitos em 5,4% e refrigerantes em 4,7%. Doces apresentam 4,7%, sucos em 4,6% e leite em 4,4%. A cerveja começa a crescer, atingindo 4,7%.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cross Sell: Aprenda a aumentar o ticket da sua empresa com dicas práticas

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cartacapital e Sebrae lançam produção ‘do micro ao macro’

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Itau, IFC e FGV Revelam: Capacitação Impulsiona Negócios de Mulheres

Quarenta a quarenta e nove anos, os biscoitos mantêm 5,4% e as frutas reproduzem o mesmo percentual. Refrigerantes ficam em 4,9%. Doces registram 4,2%, sucos 4,2% e leite 4,4%. A cerveja cresce e atinge 5,2%.

Quinze a vinte e cinco anos, frutas mantêm a posição de destaque, com 5,4%. Refrigerantes atingem 5,2% e leite registra 4,4%. Biscoitos diminuem para 4,3%, doces ficam em 4,2% e sucos também em 4,2%. Cerveja avança e alcança 6,1%.

pessoas com idade entre 60 e 69 anos, leite ocupa 4,4%, frutas 5,2% e refrigerantes 5,4%. Biscoitos caem para 4,2%, doces ficam em 4,2% e sucos em 4,1%. Cerveja atinge seu pico, com 6,7%.

Setenta a setenta e nove anos, frutas lideram com 5,9%, leite sobe para 4,9% e refrigerantes marcam 5,3%. Biscoitos recuam para 4,1%, doces ficam em 4,1% e sucos em 4,1%. A cerveja diminui, mas ainda registra 5,8%.

Maior de oitenta anos, frutas atingem 7,3% e lideram no grupo dos mais idosos. Leite alcança 5,7%, ocupando a segunda posição, enquanto refrigerantes apresentam 5,3%. Doces e sucos registram 4,0% e a cerveja cai para 4,3%, com biscoitos quase inexistentes.

Os impactos no varejo, Para Gibotti, os resultados demonstram como o setor pode orientar estratégias. A pesquisa revela que a idade impacta diretamente o consumo e sinaliza tendências futuras. Empresas que ajustarem seu portfólio, posicionamento e comunicação apresentarão maior competitividade, avalia.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
consumo de alimentoshábitos de consumoidososjovenspreferências alimentaresvarejo brasileiro
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Famosos

Virginia Fonseca e Vini Jr. chocam a internet com coreografia divertida e meme!

18/12/2025 17:08 | 2 min de leitura

● PF pede autorização para interrogar Jair Bolsonaro sobre cofres no Palácio do Alvorada

18/12/2025 17:09 | 1 min de leitura

● Sammy Sampaio Provoca Furor ao Declarar: "Influenciador Ganha Mais que Médico"

18/12/2025 16:58 | 2 min de leitura

● Carla Zambelli: Extradição Adiada Pela Terceiro Vez – Decisão Crucial em Roma

18/12/2025 17:13 | 1 min de leitura

● São Paulo aprova orçamento de 2026 com votação acirrada e pressão sobre Julio Casares!

18/12/2025 18:17 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!