Quais são as declarações dos candidatos à presidência em 2026 sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro?

Governadores acompanham o patrimônio do ex-presidente, que não pode concorrer a cargos eletivos devido a condenações do Tribunal Superior Eleitoral.

04/08/2025 22:07

3 min de leitura

Quais são as declarações dos candidatos à presidência em 2026 sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro?
(Imagem de reprodução da internet).

Candidatos à Presidência da República em 2026 se manifestaram nesta segunda-feira, 4, em relação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás) esperam obter o apoio de Bolsonaro em 2026. Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) tenta se isolar do bolsonarismo.

Militares da direita acompanham o cenário político de Bolsonaro, inviabilizado devido a duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral.

Leia também:

O presidente Lula (PT), provável postulante à reeleição, não havia se manifestado sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro até a publicação deste texto.

Candidatos presidenciais manifestam críticas à decisão de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarcísio de Freitas: “A prisão de Jair Bolsonaro é um absurdo. A verdade é que Bolsonaro foi julgado e condenado muito antes de tudo isso começar. Uma tentativa de golpe que não aconteceu, um crime que não existiu e acusações que ninguém consegue provar. Vale a pena acabar com a democracia sob o pretexto de salvá-la? Será que não está claro que estamos avançando em cima de garantias individuais? Já passou da hora das instituições tomarem iniciativas para desescalar a crise, acabarem com uma disputa que resulta em soma zero, que mostra incapacidade de resolver e mediar conflitos, que não gera outro efeito senão a perda de confiança.”

Romeu Zema: “Mais um capítulo sombrio na história de perseguição política do STF. Alexandre de Moraes agora colocou Bolsonaro em prisão domiciliar por ter sua voz ouvida nas redes. É a democracia do silêncio. É a democracia do medo. Toda minha solidariedade ao presidente e sua família.”

Ronaldo Caiado: “A decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro confirma o que já disse anteriormente: infelizmente, antes da conclusão de seu julgamento, o ex-presidente já está condenado. Se um cidadão não pode se manifestar publicamente em sua defesa, é porque o veredito está dado. Isso é grave, ainda mais se observarmos um processo que começou errado, quando o STF definiu pelo julgamento do ex-presidente em uma Câmara e não pelo Pleno da Suprema Corte. Essa escalada política aprofunda as divisões que ferem o País e deixam o povo brasileiro em segundo plano.”

Ratinho Junior: “O povo brasileiro busca diariamente por prosperidade e tem, infelizmente, testemunhado cenas tristes, mesmo com prisão domiciliar. Não será com ativismo, de qualquer parte, que construiremos um novo país. Devemos buscar o equilíbrio, o fortalecimento das nossas instituições e, sobretudo, a harmonia dos Poderes, respeitando o que está previsto na Constituição. Briga não coloca mais comida na mesa do trabalhador. O Brasil precisa de união para seguir em paz. Ao ex-presidente Bolsonaro, a minha solidariedade.”

Eduardo Leite: “Como brasileiro, recebo com desânimo este episódio envolvendo a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Não gosto da ideia de um ex-presidente não poder se manifestar, e gosto menos ainda de vê-lo ser preso por isso, antes ainda de ser julgado pelo órgão colegiado da Suprema Corte. Não discuto a legalidade ou a razão jurídica. Percebam que, de cinco presidentes eleitos após a redemocratização, apenas um, Fernando Henrique, não foi preso ou sofreu impeachment. Nosso país não merece seguir refém desse jogo de cintura jurídico-político que atrasa a vida de todos há anos. Até quando vamos ficar dobrando a aposta para ver o que acontece? Até quando nossa energia será consumida na busca de eliminar adversários mais do que em erradicar os graves problemas do país? Como nação, é hora de refletir sobre os graves danos da polarização e buscar novos caminhos. Não é mais sobre qual lado tem razão, é sobre manter a serenidade e a esperança no Brasil que sonhamos e queremos ter.”

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)