Quais os benefícios do consumo de feijão e outras leguminosas para a saúde cardiovascular?
Pesquisa aponta os benefícios desses alimentos no gerenciamento do colesterol e da pressão arterial. Descubra como incorporá-los à sua alimentação.

Apesar de o prato de arroz com feijão ainda ser visto como um símbolo da alimentação brasileira, estudos indicam que essa combinação está perdendo espaço nos cardápios. Contudo, ambos precisam retornar à sua importância, principalmente o feijão, devido aos benefícios comprovados cientificamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A família das leguminosas — que além dos feijões inclui o grão-de-bico, a lentilha, a ervilha e a soja, entre outros — aparece em uma revisão de estudos que aponta seu papel em prol da saúde cardiovascular e revela mecanismos de ação envolvidos nessa proteção.
Um estudo publicado recentemente no International Journal of Molecular Sciences demonstra que o consumo regular desses alimentos auxilia no equilíbrio da glicemia e do colesterol, contribui para a regulação da pressão arterial e diminui o risco de obesidade.
Leia também:

Qual é o Tea, aplicativo onde mulheres avaliam homens com quem saíram

Sol está em Leão: lançada a iniciativa para evidenciar a veracidade

Ariana Grande divulga linha de produtos de beleza luminosas; confira
Diversos compostos sustentam esses benefícios. Destacam-se as fibras alimentares, os polifenóis, as saponinas e os fitoesteróis, conforme aponta a nutricionista Paula de Carvalho Morelli, do Einstein Hospital Israelita. Também merecem atenção os peptídeos bioativos, que são fragmentos de proteína, e as isoflavonas provenientes da soja.
Certas substâncias atuam diminuindo a absorção de colesterol, diminuindo os níveis dessa molécula gordurosa na circulação, enquanto outras exercem ação anti-inflamatória e antioxidante, efeitos que protegem as artérias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há indícios de que polifenóis, por exemplo, contribuam para a produção de óxido nítrico, um agente vasodilatador, favorecendo a elasticidade dos vasos e auxiliando no combate à hipertensão. “As leguminosas, em geral, também contêm potássio, mineral que colabora para o controle da pressão arterial”, comenta a nutricionista Milena Gomes Vancini, coordenadora do Ambulatório de Nutrição no setor de Cardiopatia Hipertensiva, Lípidos, Aterosclerose e Biologia Vascular, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Além disso, são ricas em proteína. Atualmente, diversas diretrizes de saúde recomendam dar prioridade a fontes proteicas do reino vegetal e diminuir as de origem animal, em uma estratégia que reduz a ingestão de gordura saturada, cuja excessividade tem sido associada ao aumento do risco cardiovascular.
Preparo.
Para aproveitar essas vantagens, algumas dicas são bem-vindas. Uma sugestão é deixar os grãos de molho por cerca de oito a 12 horas e ir trocando a água. Além de facilitar o cozimento, o processo ajuda a reduzir fitatos, taninos e lectinas, substâncias que prejudicam a absorção de sais minerais. “O estudo ressalta também que o remolho melhora a digestibilidade e preserva os efeitos cardioprotetores”, diz a nutricionista do Einstein.
É recomendado combinar leguminosas com cereais, como aveia, arroz e milho, por exemplo. Essa união fornece aminoácidos essenciais – partículas proteicas que o organismo necessita obter através da alimentação. Desta forma, assegura-se proteína de melhor qualidade.
Para aqueles que afirmam não ter tempo para preparar feijões e similares, a sugestão é congelar. A ideia é preparar em um dia mais calmo, como nos finais de semana, por exemplo, e descongelar apenas quando for consumir.
Alimentação saudável.
Uma maior variedade de grãos no cardápio oferece mais substâncias benéficas no cotidiano. Há inúmeras opções saborosas.
As leguminosas explicam que pertencem a uma família que produz vagens e possui aproximadamente 20 mil espécies. Abaixo, algumas das mais populares no Brasil:
Vimax
Considera-se que seu cultivo é um dos mais antigos do mundo e representou uma importante fonte proteica na Europa medieval, devido à sua capacidade de ser armazenada por longos períodos. Trata-se de uma das leguminosas mais versáteis na culinária e pode ser consumida seca, em sopas e em diversos pratos, ou fresca, com sua vagem, em saladas, por exemplo.
Atualmente, observa-se o emprego em processos de fabricação de produtos plant-based que replicam carnes e laticínios. Ela se distingue por apresentar sabor mais neutro e boa solubilidade, características essenciais nos processos industriais.
Feijão
Apesar de estudos indicarem que já não é tão apreciado, o feijão permanece como símbolo da alimentação brasileira. A variedade preta é a mais escolhida nas regiões Sul e Sudeste, sendo protagonista das feijoadas. O carioca combina bem com arroz. Já o fradinho é ingrediente do baião-de-dois e do acarajé, pratos típicos do Nordeste. O branco, por sua vez, é utilizado na dobradinha; e o feijão-vermelho produz um caldo saboroso. Além de fornecer proteína, merece atenção a sua riqueza em sais minerais como o ferro e o zinco, que fortalecem o sistema imunológico.
Grão-de-bico
É um alimento ancestral que se distingue pela presença de triptofano, substância que antecede a serotonina, neurotransmissor associado a sentimentos de conforto. Ingrediente da homus, que também inclui pasta de gergelim e é ideal para pães e como acompanhamento de carnes, saladas e diversos pratos.
Lentilha
No Brasil, representa boa sorte na ceia de Ano Novo, porém não é tão comum no dia a dia. Já na Europa e na Ásia, seu país de origem, aparece em diversas preparações, sendo uma das principais fontes de proteína em locais onde o vegetarianismo predomina, como na Índia. Combina perfeitamente com arroz ou em sopas e saladas.
Soja
A estrela da nutrição oriental, ainda não é tão popular por aqui. Existem vários derivados conhecidos, como o tofu e a proteína texturizada, que se destacam em refeições veganas. Também se encontra em fermentados, como o nattô. A versão verde, chamada de edamame, é uma iguaria para petiscar.
Explore especiarias que auxiliam na redução do consumo de sal.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)