Quais as perspectivas para Bolsonaro após a decisão judicial?

Ex-presidente será julgado nesta terça-feira (2) pelo Supremo Tribunal Federal; juristas comentam possibilidades na CNN.

02/09/2025 4:33

4 min de leitura

Quais as perspectivas para Bolsonaro após a decisão judicial?
(Imagem de reprodução da internet).

O Supremo Tribunal Federal dará início na terça-feira (2) ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito da investigação sobre um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação penal investiga se o ex-mandatário e aliados participaram de uma tentativa de deslegitimar o pleito da época e incitar a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Bolsonaro rebate acusações que abrangem associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, incitação ao crime e utilização indevida de bens públicos.

Leia também:

O caso é julgado em primeira instância pelo STF, o que implica a inexistência de recursos para instâncias superiores.

Especialistas consultados pela CNN explicaram os possíveis cenários após a decisão do tribunal:

A prisão domiciliar é a hipótese mais provável.

Em sua avaliação, o constitucionalista Gustavo Sampaio, docente da UFF, considera que, na eventual condenação, a idade e as condições de saúde de Bolsonaro devem influenciar a execução da pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não há razão, em face de tudo, para intensificar a cautela na determinação de prisão dentro do estabelecimento prisional, conforme afirma Sampaio, considerando que o ex-presidente Jair Bolsonaro já tem 70 anos, possui problemas de saúde e apresenta comorbidades.

Acredito que a semelhança do que ocorreu no caso do ex-presidente Fernando Collor de Mello, considerando a idade, as doenças e a condição de saúde, leva a crer que o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso condenado, cumprirá pena em regime de prisão domiciliar.

Bolsonaro permanece sob prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto, em decorrência do descumprimento das medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Esta detenção não se insere no contexto da tentativa de golpe, mas decorre de uma investigação que apura a atuação do ex-chefe do Executivo e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, contra o Judiciário brasileiro no exterior.

Em caso de condenação, a saúde do ex-presidente Armando de Mattos deve ser levada em conta.

Acredito que, se houver pena, ele receba o mesmo tratamento, um local específico e diferenciado. A condição de saúde dele não é boa, ele tem problemas e é internado frequentemente, todos sabemos disso. O que poderia acontecer, excepcionalmente, é uma prisão domiciliar, para que ele fique preso em sua própria casa e cumpra a pena dentro de sua residência, exemplifica Armando.

Condenação imediata

O especialista em direito penal Gustavo Badaró explica que o julgamento pode resultar em diferentes tipos de condenação, dependendo da análise de cada crime.

Segundo Badaró, o regimento do Supremo prevê a possibilidade de um recurso adicional denominado embargos infringentes.

O especialista explica que a medida pode ser adotada se o ex-presidente Jair Bolsonaro for absolvido com três votos favoráveis e dois contrários.

Dessa forma, podem ser admitidos os embargos infringentes, sendo julgados pelo plenário da Corte e não pela Primeira Turma.

É uma possibilidade. E, se for pertinente, também impede o trânsito em julgado e faz com que não haja o início da execução da pena. Trânsito em julgado é uma expressão do meio jurídico para sinalizar uma decisão a qual não se pode mais recorrer, como no caso do processo criminal em destaque.

É possível que o presidente Bolsonaro seja condenado por alguns crimes e absolvido por outros, como é possível que alguns réus da ação penal sejam condenados por todos os crimes e outros réus absolvidos de todos os crimes. O julgamento é individualizado para cada crime imputado a cada réu.

O especialista em direito penal ressalta que cada prova deve ser avaliada de maneira singular para cada crime pelos juízes. Se os crimes forem comprovados durante o processo, o réu seria condenado.

Se, porventura, o réu comprovar sua inocência ou se houver dúvida, ele deve ser absolvido. Badaró acredita que, no caso de Bolsonaro, se o ex-chefe do Executivo for condenado, o mesmo deverá cumprir pena de pelo menos oito anos em regime fechado.

Cenários possíveis

Os especialistas indicam três principais cenários para Bolsonaro após o julgamento:

Quais acusações Bolsonaro enfrenta? Compreenda.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)