Putin celebra as relações com a China em vista de novo acordo de gás
A Gazprom, empresa estatal de energia russa, anunciou a assinatura de um contrato para a construção de uma nova linha gasífera.

O presidente russo, Vladimir Putin, destacou o relacionamento com Pequim em um nível sem precedentes na terça-feira (2), quando os dois países teriam formalizado um acordo há muito tempo paralisado para a construção de um novo gasoduto que enviaria gás natural para a China por meio da Mongólia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma reunião entre Putin, o líder chinês Xi Jinping e o presidente mongol, Ukhnaagiin Khurelsukh, em Pequim nesta terça-feira, a estatal russa de energia Gazprom anunciou a assinatura de um acordo legalmente vinculativo para a construção do gasoduto “Power of Siberia-2”.
O gasoduto, que fornecerá 50 bilhões de metros cúbicos de gás anualmente do oeste da Rússia para o norte da China, é um projeto que Moscou busca implementar há muito tempo. Analistas já haviam afirmado que ele poderia compensar quase metade das exportações de gás para a Europa que a Rússia perdeu desde o início da guerra na Ucrânia.
Leia também:

Presidente afirma que oito navios americanos estão voltados para a Venezuela

O líder norte-coreano Kim Jong-un almeja restabelecer relações próximas com a China, afirmou um parlamentar

Vídeos exibem a devastação provocada pelo terremoto no Afeganistão; observe
O contrato abrange um acordo de suprimento de 30 anos e o valor do fornecimento será inferior ao praticado na Europa, afirmou o diretor-executivo da Gazprom, Aleksey Miller, conforme reportado pela agência de notícias russa TASS.
Após a reunião dos líderes das três nações, Putin e Xi realizaram suas primeiras conversas formais desde que o líder russo chegou à China no domingo (31).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro no Grande Salão do Povo, em Pequim, representou a mais recente demonstração de solidariedade entre os dois líderes, com Putin ignorando a pressão ocidental para finalizar a guerra contra a Ucrânia e Xi apresentando seu país como um novo líder da governança mundial, em um momento em que a política externa do presidente dos EUA, Donald Trump, influencia o cenário global.
Recordando os vínculos soviéticos com a China na Segunda Guerra Mundial, Putin exaltou “a memória da irmandade de armas, a confiança, o apoio mútuo e a firmeza na defesa de interesses comuns” como a base do alinhamento estratégico de seus países “na nova era”.
“Sempre estivemos juntos naquela época e continuamos juntos agora”, declarou Putin a Xi no início do encontro bilateral.
Xi afirmou que as relações China-Rússia resistiram às mudanças nas circunstâncias internacionais, referindo-se a Putin como “velho amigo”.
Xi afirmou que a China está disposta a cooperar com a Rússia para promover o desenvolvimento e a revitalização mútuos, defender firmemente a equidade e a justiça internacionais e construir um sistema de governança global justo e razoável.
A estreita relação entre Xi e Putin se tornou clara durante uma cúpula de segurança de dois dias na cidade portuária chinesa de Tianjin, finalizada na segunda-feira (1º).
Na noite de domingo, durante um jantar-banquete, Xi recebeu Putin com cordialidade e observou-se o líder russo gesticulando de forma intensa em diálogo com o presidente chinês.
Putin afirmou ter discutido suas recentes negociações no Alasca com Trump com Xi durante as atividades da cúpula no domingo. Putin se encontrou com Trump no mês passado no Alasca, enquanto os EUA pressionam a Rússia a encerrar a guerra contra a Ucrânia.
A reunião do presidente russo com a China também deverá colocá-lo ao lado do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Ambos lideram uma lista de convidados estrangeiros que se juntarão a Xi em um grande desfile militar na capital chinesa na quarta-feira (3).
A visita representa o período mais extenso que um líder russo tem dedicado a um único país desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, conforme dados do Kremlin sobre suas viagens internacionais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)