Putin afirma que a “globalização liberal” encontra-se em declínio

Líder russo defende o emprego de moedas locais no bloco BRICS e declara que economias emergentes assumirão a condução da próxima ordem econômica.

06/07/2025 20:55

2 min de leitura

Putin afirma que a “globalização liberal” encontra-se em declínio
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou no domingo (6 de julho de 2025) que o modelo de globalização liberal “está se esgotando” e que o futuro da economia mundial pertence aos mercados emergentes. O líder russo defendeu a expansão do uso de moedas nacionais no comércio entre os países do Brics e propôs a criação de uma plataforma de investimentos conjunta para impulsionar o crescimento do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin proferiu discurso por videoconferência na primeira sessão da cúpula dos chefes de Estado do BRICS, iniciada no domingo (6.jul.2025), no Rio. Ele não participou pessoalmente devido ao mandado de prisão emitido contra ele pelo TJPI (Tribunal Judicial Internacional Penal), que o acusa de crimes de guerra na Ucrânia – alegações que Moscou considera infundadas.

Ao se referir aos chefes de Estado dos países do grupo, o presidente russo declarou que a ordem internacional “unipolar” — que, segundo ele, beneficiava os interesses do “bilhão dourado”, em referência às nações ricas do Ocidente, está em declínio. “Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se esgotando. O centro da atividade econômica está se deslocando para os mercados em desenvolvimento, o que gera uma poderosa onda de crescimento”, afirmou.

Leia também:

O russo propôs a criação de uma plataforma de investimentos do Brics e um sistema independente de compensação financeira, visando agilizar e garantir a segurança das transações. Ele afirmou que 90% das transações da Rússia com países do Brics já são realizadas com moedas nacionais, como o rublo.

É necessário continuar expandindo o uso de moedas nacionais nas transações mútuas. A criação de um sistema independente de compensação e custódia no âmbito do Brics permitiria tornar as transações em moeda mais rápidas, eficientes e seguras. Adicionalmente, o uso de moedas nacionais no comércio entre nossos países está crescendo constantemente: em 2024, a participação do rublo e das moedas de países amigos nas transações da Rússia com outros membros do Brics atingiu 90%, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, Putin agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à presidência brasileira pela organização da cúpula e reiterou o compromisso da Rússia com uma agenda de “cooperação igualitária e multipolar”.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.