O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou os esforços vigorosos do governo de Donald Trump para finalizar a guerra na Ucrânia e sugeriu que ambos os países poderiam alcançar um acordo sobre o controle de armas nucleares durante a cúpula que ocorrerá nesta sexta-feira (15), no Alasca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Putin conduziu nesta quinta-feira (14) uma reunião com importantes autoridades russas para atualizá-los sobre o desenvolvimento das negociações com os Estados Unidos em relação à Ucrânia.
O governo americano, na minha opinião, está fazendo esforços bastante energicos e sinceros para interromper as hostilidades, solucionar a crise e alcançar acordos que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas neste conflito.
LEIA TAMBÉM!
Em suas breves observações, Putin afirmou que a cúpula com os EUA visa “criar condições de paz de longo prazo entre nossos países, bem como na Europa e no mundo como um todo”.
Ele propôs que essa paz mais abrangente pode ser alcançada se, nas próximas etapas das discussões com os americanos, se atingirem acordos na área de controle de armas ofensivas estratégicas, referindo-se às armas nucleares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estados Unidos e Rússia estabeleceram limites para seus arsenais de armas nucleares em virtude do Novo Tratado START, que entrou em vigor em 2011.
Sob este acordo, ambos os países dispunham de sete anos para atender aos limites estabelecidos quanto ao número de armas nucleares de longo alcance em operação. O tratado, contudo, encerra-se em fevereiro de 2026.
Fonte por: CNN Brasil