Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. PSDB e outros partidos da oposição argumentam que o caso deve ser suspenso no STF

PSDB e outros partidos da oposição argumentam que o caso deve ser suspenso no STF

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem divulgar documentos fornecidos por um ex-colaborador do TSE e contestar o processo no Supremo.

Por: Ricardo Tavares

02/09/2025 16:48

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputados da oposição argumentaram na terça-feira (2) sobre a suspensão do processo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A defesa do grupo foi fortalecida em audiência com Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob investigação da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Tagliaferro é investigado pelo desvio de mensagens trocadas entre servidores do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele participou nesta terça-feira em reunião da Comissão de Segurança Pública do Senado, presidida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tagliaferro apresentou, por videochamada, documentos que apontavam para uma suposta fraude processual de Moraes, durante a audiência presidida pelo ministro no TSE.

O material, ainda não divulgado publicamente, foi parcialmente exibido por Tagliaferro na audiência. Ele afirmou que o magistrado estava realizando uma “maracutação judicial”.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Desembargador Macário Judice Neto é acusado de vazamento de operação da PF envolvendo TH Joias

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Defesa de Jair Bolsonaro pede visitas diárias de fisioterapeuta durante detenção em Brasília

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Lula da Silva lidera última reunião ministerial de 2025 na Granja do Torto em Brasília

Na sua participação, o ex-assessor alegou que a base para uma ordem de busca e apreensão determinada por Moraes contra empresários, ocorrida em agosto de 2022, foi estabelecida de forma posterior à realização das buscas.

Na ocasião, a operação determinada por Moraes foi deflagrada após o portal Metrópoles revelar trocas de mensagens em um grupo de WhatsApp em que oito empresários defendiam um suposto golpe de Estado. Na decisão, o ministro citou os diálogos.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu que o material deve ser encaminhado ao ministro Luís Roberto Barroso, que interromperia o julgamento de ofício, pois ele está contaminado e as provas também.

O Supremo Tribunal Federal começou na manhã desta terça-feira o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus na ação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), propôs que uma ação jurídica seja encaminhada ao ministro André Mendonça, do STF – o magistrado foi indicado para a Corte durante o governo Bolsonaro.

Mendonça é o relator do pedido de suspensão da ação do plano de golpe.

<h2 Submissão de denúncias

Flávio Bolsonaro solicitou a presença de um representante da Advocacia do Senado para avaliar o possível desdobramento jurídico do documento apresentado por Tagliaferro. A reunião foi interrompida provisoriamente para uma discussão interna do grupo.

Em seguida, a comissão aprovou o encaminhamento para elaborar um relatório e enviar as denúncias de Tagliaferro para o STF, TSE, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O colegiado também aprovou tornar públicos os arquivos exibidos pelo ex-assessor.

As assessorias jurídicas estão discutindo qual o instrumento legal mais adequado para uma ação coletiva perante o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério Público Federal, e qual a melhor forma de formalização legal para que essas provas sejam utilizadas e as medidas sejam implementadas, afirmou Flávio.

<h2 Denúncia contra Tagliaferro

A Procuradoria-Geral da República denunciou Tagliaferro pelos crimes de violação de sigilo funcional, corrupção no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolve organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Ele coordenou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no período em que Moraes presidiu o TSE. O ministro liderou a Corte Eleitoral de agosto de 2022 a maio de 2024. O ex-assessor foi alvo de pedido de extradição solicitado por Moraes e encaminhado pelo Ministério da Justiça ao Itamaraty.

Após o início das investigações sobre o vazamento das conversas conduzidas por Tagliaferro, ele foi afastado e viajou para a Itália, onde reside atualmente. O ex-assessor foi alvo de pedido de extradição solicitado por Moraes e encaminhado pelo Ministério da Justiça ao Itamaraty.

A Comissão de Segurança Pública também aprovou na terça-feira o envio de um pedido de proteção para Tagliaferro ao governo italiano.

Quais acusações Bolsonaro enfrenta? Compreenda.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Investigação CriminalJair BolsonaroSTFSupremo Tribunal Federal
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!