Protecionismo Verde e Tensão Internacional na COP30
A pauta do “protecionismo verde” ficou de fora da agenda oficial da COP30, evidenciando um ponto de tensão entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nações do Sul Global questionam iniciativas da União Europeia, como o mecanismo de ajuste de fronteira de carbono, que impõe custos às emissões de produtos importados, e o regulamento sobre produtos livres de desmatamento, que proíbe a entrada de commodities ligadas à destruição florestal a partir de 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas medidas, que devem entrar em vigor em 2026, são vistas como disfarçadas de políticas ambientais. No setor agropecuário, há preocupações de que as novas regras possam restringir os produtores que seguem legislações nacionais. A indústria também critica a União Europeia por não considerar as vantagens ambientais que países como o Brasil podem oferecer.
Impactos das Políticas Verdes no Comércio Internacional
O avanço das políticas verdes na Europa e a pressão por padrões de sustentabilidade prometem tornar o comércio internacional um dos temas mais sensíveis durante a conferência. Uma reportagem do jornal americano “The New York Times” destaca que países emergentes estão se distanciando da influência dos EUA e da Europa na transição energética, adotando alternativas renováveis impulsionadas pela China.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após saturar o mercado interno com painéis solares, turbinas eólicas e baterias, empresas chinesas começaram a exportar seus produtos para países em desenvolvimento que apresentam alta demanda energética. Com a ausência do governo americano na conferência, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, elogiou o progresso da China no setor e pediu um posicionamento das montadoras americanas.
“Como americano, respeito e admiro o que a China está fazendo em grande escala em relação às cadeias de abastecimento e à produção. É melhor que os Estados Unidos acordem para isso, é melhor que nossos fabricantes de automóveis acordem para isso”, afirmou Newsom.
