Proposta de Emenda à Constituição sobre Segurança Pública avança na Câmara com alterações que visam assegurar a autonomia dos estados

Aprovado na CCJ, mantém a integração nacional, porém elimina a exclusividade do governo para legislar sobre segurança pública.

1 min de leitura

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira 15 a PEC da Segurança Pública, com alterações no texto original apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A proposta segue agora para análise em comissão especial antes de ser levada ao plenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), incorporou duas alterações importantes após pressões de governadores. A principal delas foi a exclusão do trecho que atribuía ao governo competência exclusiva para legislar sobre normas gerais de segurança pública, defesa social e o sistema penitenciário. Com a remoção, permanece a possibilidade de estados e municípios manterem a gestão na área.

Uma outra alteração relevante foi a flexibilização do dispositivo que limitava o exercício de funções judiciais à Polícia Federal e às polícias civis. Com a mudança, outras corporações também podem atuar em investigações criminais, contanto que sejam observadas as legislações estaduais.

LEIA TAMBÉM!

As alterações foram bem recebidas pelo governo federal, que buscou construir um consenso para assegurar o avanço da proposta. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ressaltou que os ajustes não comprometeram o objetivo principal da PEC.

O ministro agradeceu à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pelo espírito público demonstrado na aprovação da PEC com pequenos ajustes, que não modificaram a essência da proposta do governo, cujo objetivo é integrar a atuação das polícias brasileiras no combate à criminalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a aprovação, o texto é encaminhado a uma comissão especial que será criada exclusivamente para debater a PEC.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile