O estado responde por 8% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, conforme informações da Amcham.
O governo do Espírito Santo estabeleceu uma comissão de crise para lidar com as tarifas aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estado é um dos mais afetados pela medida. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Espírito Santo é o segundo do país mais propenso a sofrer consequências econômicas, já que 28,5% de suas exportações são destinadas aos Estados Unidos.
A CNN, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que o comitê buscará um diálogo com os setores, além de analisar as ações do governo federal para tomar decisões.
Não podemos permanecer passivos, devemos agir. Já conversei com o governo federal, já conversei com o vice-presidente da República, já conversei com o presidente da República, mas vamos agir de forma mais intensa para que possamos também tomar algumas medidas no Estado para minimizar o impacto dessas medidas caso elas sejam mantidas.
O comitê será composto pelas secretarias de Desenvolvimento, da Fazenda, da Casa Civil, de Planejamento, Procuradoria-Geral do Estado do ES, BANESTES (banco comercial) e Bandes (Banco de Desenvolvimento).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Espírito Santo respondeu por 8% de todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, conforme informações da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil).
O estado se destaca entre os cinco maiores exportadores do Brasil para os Estados Unidos, ficando atrás de São Paulo, responsável por 31,9% das vendas, Rio de Janeiro (15,9%) e Minas Gerais (12,4%), e à frente do Rio Grande do Sul (4,7%).
Entre os produtos capixabas mais vendidos para os Estados Unidos estão semiacabados de ferro e aço, cal, cimento, materiais de construção e celulose.
O Espírito Santo também possui uma participação relevante na logística das exportações para os Estados Unidos. O Porto de Vitória, na capital capixaba, é um ponto de embarque para 7,6% dos produtos brasileiros.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.