Promotoria do Espírito Santo forma comitê para analisar denúncia contra Trump
O estado responde por 8% das exportações brasileiras para os Estados Unidos, conforme informações da Amcham.
O governo do Espírito Santo estabeleceu uma comissão de crise para lidar com as tarifas aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estado é um dos mais afetados pela medida. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Espírito Santo é o segundo do país mais propenso a sofrer consequências econômicas, já que 28,5% de suas exportações são destinadas aos Estados Unidos.
A CNN, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que o comitê buscará um diálogo com os setores, além de analisar as ações do governo federal para tomar decisões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não podemos permanecer passivos, devemos agir. Já conversei com o governo federal, já conversei com o vice-presidente da República, já conversei com o presidente da República, mas vamos agir de forma mais intensa para que possamos também tomar algumas medidas no Estado para minimizar o impacto dessas medidas caso elas sejam mantidas.
O comitê será composto pelas secretarias de Desenvolvimento, da Fazenda, da Casa Civil, de Planejamento, Procuradoria-Geral do Estado do ES, BANESTES (banco comercial) e Bandes (Banco de Desenvolvimento).
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Congresso Nacional aprova MP 1.304 com novas diretrizes para o setor elétrico e mercado livre
O Espírito Santo respondeu por 8% de todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, conforme informações da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil).
O estado se destaca entre os cinco maiores exportadores do Brasil para os Estados Unidos, ficando atrás de São Paulo, responsável por 31,9% das vendas, Rio de Janeiro (15,9%) e Minas Gerais (12,4%), e à frente do Rio Grande do Sul (4,7%).
Entre os produtos capixabas mais vendidos para os Estados Unidos estão semiacabados de ferro e aço, cal, cimento, materiais de construção e celulose.
O Espírito Santo também possui uma participação relevante na logística das exportações para os Estados Unidos. O Porto de Vitória, na capital capixaba, é um ponto de embarque para 7,6% dos produtos brasileiros.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












