Professor oferece conselhos sobre o que evitar na redação do exame Fuvest 2026

A produção textual exigirá novos formatos a partir desta edição.

05/07/2025 6:07

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A prova de entrada para a Universidade de São Paulo, organizada pela Fuvest, passará por alterações a partir da edição de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O instrutor de redação do Curso Anglo Sérgio Paganim destaca que a principal novidade nesta edição reside no gênero textual. A partir deste ano, os candidatos receberão duas propostas textuais: uma dissertativo-argumentativa e outra narrativa. Somente uma deverá ser realizada pelo candidato, que poderá escolher a que melhor se adequa às suas competências.

Paganim explica que a prova avalia, primordialmente, a capacidade de realizar uma leitura adequada e de conectar os textos de forma individual, para que o candidato desenvolva ideias a partir do material disponibilizado. “É preciso destacar que a Fuvest não recomenda a paráfrase dos textos que apresenta como suporte ao tema”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, é importante evitar clichês, reflexões prontas ou argumentos simplistas. O repertório interdisciplinar é valorizado. “Repertórios filosóficos, sociológicos, históricos, geográficos, literários ou de qualquer outra área do conhecimento são bem-vindos, desde que mantenham estreita relação com o tema e com o ponto de vista defendido no texto”, acrescenta Paganim.

É aconselhável que os candidatos analisem as provas de edições passadas. O candidato identificará que a Fuvest não possui um padrão exclusivo de redação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia também:

Um erro considerável em redação é não abordar o recorte temático conforme estabelecido na proposta, ressalta Paganim.

Outro fator que pode resultar em desclassificação é a tese apresentada. Segundo Paganim, não elaborar uma tese clara, ou seja, não apresentar um ponto de vista definido que esteja intrinsecamente ligado ao tema e, sobretudo, à frase-tema, pode indicar falhas.

Quando ocorrerá a Fuvest 2026?

As inscrições para a Fuvest 2026 abrirão em 18 de agosto, encerrando-se em 7 de outubro.

A primeira fase do exame será realizada em 23 de novembro. A segunda fase, com a produção da redação, está agendada para os dias 14 e 15 de dezembro.

A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro de 2026.

Fuvest 2026: veja a lista de livros indispensáveis.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.