Produtividade Trabalhista Aumenta! FGV Ibre aponta crescimento de 0,1% em 2025. Veja os detalhes da economia brasileira e o impacto na agropecuária.
De acordo com dados divulgados pelo FGV Ibre, a produtividade por hora efetivamente trabalhada registrou um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2025. Essa variação se contrapõe ao aumento de 0,5% observado no segundo trimestre do mesmo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A produtividade é calculada comparando o fator trabalho com o valor adicionado, um indicador que se aproxima do Produto Interno Bruto, mas que exclui a incidência de impostos e subsídios.
As horas efetivamente trabalhadas apresentaram um crescimento de 1,9% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto no trimestre anterior o aumento foi de 2%. Essa métrica é considerada uma das mais eficientes para medir a produtividade, pois leva em conta fatores como absenteísmo, feriados, reduções de jornada e variações nos níveis de produção, além de compensações por horas não trabalhadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, as horas habitualmente trabalhadas subiram 1,5% no trimestre, e a população ocupada teve um aumento de 1,4%. Analisando essas métricas, a produtividade cresceu mais em termos habituais, atingindo 0,4% por hora e 0,5% pela população ocupada.
O valor adicionado, outro indicador relevante, subiu 1,9% no terceiro trimestre, em comparação com os 2,5% registrados no trimestre anterior.
Ao divulgar o Produto Interno Bruto em dezembro, o IBGE revisou a série de produção do primeiro trimestre do ano, o que contribuiu para o aumento registrado no terceiro trimestre. O ajuste mais significativo ocorreu na produtividade da agropecuária, com altas de 14,4% a 16% no segundo trimestre de 2025 e de 14% a 16,7% no primeiro trimestre em relação às horas efetivas.
Os resultados por setor no terceiro trimestre foram os seguintes: agropecuária: alta de 10%; indústria: queda de 0,7%; serviços: queda de 0,5%.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.