A produção industrial dos EUA dispara em janeiro, marcando o maior crescimento em 11 meses! Descubra como isso impacta o setor manufatureiro e a economia
Em janeiro, a produção nas fábricas dos Estados Unidos registrou o maior crescimento em 11 meses, trazendo um alívio para o setor manufatureiro, que enfrenta desafios devido a tarifas de importação e taxas de juros elevadas. A produção manufatureira cresceu 0,6% no mês passado, o maior aumento desde fevereiro de 2025, após permanecer estável em dezembro, conforme informou o Federal Reserve nesta quarta-feira (18).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Economistas consultados pela Reuters esperavam um crescimento de 0,4% para o setor, que representa 10,1% da economia. O resultado de dezembro, que inicialmente foi reportado como uma alta de 0,2%, foi revisado. Na comparação anual, a produção das fábricas teve um avanço de 2,4% em janeiro.
A manufatura tem enfrentado dificuldades devido às tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump, que, segundo líderes empresariais, aumentaram os custos para indústrias e consumidores. Em 2025, o setor manufatureiro perdeu mais de 80 mil empregos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, alguns segmentos, como o de tecnologia, prosperaram com o aumento dos investimentos em inteligência artificial.
Economistas estão otimistas quanto à possibilidade de que o crescimento impulsionado pela IA se espalhe para outras áreas da manufatura, que também pode se beneficiar de cortes de impostos. O aumento da produção industrial em janeiro foi generalizado, com a produção de bens duráveis subindo 0,8%.
Os principais ganhos foram observados em produtos minerais não metálicos, máquinas, computadores e eletrônicos, além de veículos e autopeças, que registraram sua primeira alta desde agosto. A produção de bens não duráveis também avançou 0,4%, impulsionada pelos setores de papel, impressão e serviços relacionados, além de químicos, plásticos e borracha.
Por outro lado, a produção de mineração caiu 0,2% após uma queda de 0,9% no mês anterior. A produção de serviços públicos, no entanto, subiu 2,1%, após um aumento de 3,0% em dezembro. No geral, a produção industrial total avançou 0,7% em janeiro, após uma alta de 0,2% em dezembro, acumulando um ganho anual de 2,3%.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.