Produção industrial chinesa diminui em julho, aponta PMI da S&P

O índice PMI do setor industrial chinês atingiu 49,5 em julho, em comparação com 50,4 em junho, abaixo da expectativa de 50,4 apontada em uma pesquisa d…

01/08/2025 9:35

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A indústria chinesa apresentou sinais de deterioração em julho, com a desaceleração do crescimento de novos negócios levando os fabricantes a diminuírem a produção, conforme apurado em pesquisa do setor privado publicada nesta sexta-feira (1º).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PMI da indústria da China, segundo a S&P Global, atingiu 49,5 em julho, queda de 50,4 em junho, e abaixo da expectativa de 50,4 apontada pela Reuters. A marca de 50 divide entre expansão e contração.

A leitura, unida à pesquisa oficial de quinta-feira, representa um mau presságio para a dinâmica de crescimento no início do terceiro trimestre, após uma expansão robusta na primeira metade do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante de um cessar-fogo comercial com Washington, especialistas argumentam que o suporte da antecipação das exportações antes das tarifas americanas pode se esgotar ao longo do ano.

Segundo estudo da S&P Global, os novos pedidos de exportação diminuiriam pelo quarto mês seguido, em um ritmo mais acelerado do que em junho.

Leia também:

Após o aumento em junho, a produção industrial recuou em julho. As empresas buscaram utilizar seus estoques existentes para satisfazer os pedidos, o que resultou em uma nova queda mensal nos estoques de pós-produção.

A diminuição da produção, aliada a um estoque de pedidos parado, fez com que os donos de fábricas cortassem o número de funcionários em julho. As empresas também afirmaram que as preocupações com os custos sustentaram as decisões de redução de pessoal.

No entanto, a confiança das empresas se recuperou no início do segundo semestre de 2025, ainda assim restando aquém da média para os segmentos. Os fabricantes preveem que melhores condições econômicas e ações promocionais impulsionem as vendas no próximo ano.

A Caixin cessa de patrocinar o PMI da S&P Global referente à China a partir de julho.

As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares em 2025 devido a eventos climáticos.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.