Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Procuradoria-Geral da República arquiva pedido de investigação contra a alta cúpula da Previdência Social

Procuradoria-Geral da República arquiva pedido de investigação contra a alta cúpula da Previdência Social

A senadora Damares Alves protocolou uma representação por prevaricação contra Carlos Lupi, Wolney Queiroz e Alessandro Stefanutto.

Por: Ricardo Tavares

09/07/2025 20:31

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Procuradoria-Geral da República rejeitou o pedido de investigação contra o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi (PDT), o atual chefe do órgão, Wolney Queiroz e o ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A representação foi apresentada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) em maio e a decisão de arquivamento foi divulgada na quinta-feira (3.jul.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A senadora afirma que a direção da Previdência recebeu, em 12 de junho de 2023, no CNPS, informações sobre possíveis fraudes com descontos não autorizados em aposentadorias e benefícios previdenciários, porém não adotou medidas para interromper as atividades suspeitas.

A representação de Damares refere-se às atas das reuniões do CNPS que indicam que o tema dos descontos não autorizados foi discutido em junho de 2023, porém uma decisão levou 10 meses para ser tomada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou o pedido de investigação, afirmando que os elementos da representação de Damares não são suficientes para justificar o início de uma apuração criminal.

A designação de órgãos legais que atribuem ao Ministro da Previdência Social e ao Secretário-Executivo da Previdência Social responsabilidade administrativa sobre a supervisão do INSS não constitui individualização mínima da conduta dos representados, não havendo indícios suficientes de autoria e materialidade que justifiquem o início de uma investigação ou a sua inclusão na investigação já em curso.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

“GACHIAKUTA”: Revelação Explosiva no Final de Temporada com “Excursão” e Segredos Surpreendentes!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Idosos em 2026: Garantia de Direitos e Benefícios para Quem Tem Mais de 60 Anos

Imagem do post relacionado, leia tambem!

INSS Adia Pagamentos de Dezembro de 2025: Confira Calendário e Datas!

Gonet também declarou que o relato de Damares na representação não admite responsabilização dos envolvidos, sobretudo porquanto a estrutura do tipo penal de prevaricação demanda a finalidade específica de “satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

Por fim, o procurador-geral declarou que o caso já é alvo de um inquérito policial na 15ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e não há, até o presente momento, notícia de que a investigação envolva autoridade com prerrogativa de foro perante o STF (Supremo Tribunal Federal). Dessa forma, não é possível transferir a investigação para a Corte.

Lupi comemorou em publicação no X a decisão do Ministério Público e afirmou que o arquivamento confirma o ataque sujo da extrema-direita.

A senadora Damares Alves expressou seu pesar pela decisão da PGR de arquivar o pedido de investigação e afirmou que a alta cúpula da Previdência Social será alvo da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).

“Lamento que não tenha aberto a investigação a PGR não quis. Uma investigação não quer dizer que vai condenar. Eu questiono os motivos, mas digo que, se não foi [investigado] na PGR, será na CPMI”, declarou.

align=”center”>O Instituto Nacional do Seguro Social é alvo de diversas fraudes, envolvendo, por exemplo, a obtenção indevida de benefícios, a falsificação de documentos e a utilização de informações de terceiros para fins ilícitos.

O esquema de fraudes bilionárias no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem desestabilizado o governo Lula. A repercussão do caso resultou na demissão do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Ele foi aconselhado por deputados a deixar o cargo, sob a condição de que o governo petista assumisse a responsabilidade pelas apurações, que iniciaram-se no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em junho, o Congresso aprovou a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os descontos irregulares. Os trabalhos, contudo, só iniciarão no segundo semestre. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), indicou que a instalação da comissão ocorrerá após o recesso legislativo.

Enquanto isso, parlamentares negociam secretamente a formação da comissão. A presidência deverá ser exercida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), parceiro do Palácio do Planalto. Já para a função de relator, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não definiu sua posição.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Carlos LupiFraudes Previdência SocialPrevidência SocialProcuradoria Geral da República
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Negócios

Petrobras Lança Diesel-R: Combustível Sustentável com Redução de Emissões de até 87%

18/12/2025 4:19 | 2 min de leitura

● Mega da Virada 2025: Vendas abertas com prêmio de até R$ 1 bilhão e novas regras!

18/12/2025 4:51 | 3 min de leitura

● Ingressos para o Show do Iron Maiden no Brasil: Venda Geral Começa em 18 de Outubro de 2026!

18/12/2025 4:05 | 1 min de leitura

● Homem que perseguia Isis Valverde é preso após terceira tentativa de contato no Rio de Janeiro

18/12/2025 7:11 | 1 min de leitura

● Polícia Federal prende Romeu Carvalho Antunes, filho de notório criminoso "Careca do INSS"

18/12/2025 7:41 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!