Procon-SP aplica multa de R$ 14 milhões à Enel por falhas no fornecimento de energia em São Paulo. Entenda os detalhes e as consequências dessa decisão!
O Procon-SP aplicou uma nova multa à Enel devido a problemas no fornecimento de energia elétrica na capital paulista e na Grande São Paulo. As falhas ocorreram em dois períodos: de 21 a 23 de setembro e de 8 a 14 de dezembro de 2025. O valor da penalidade foi fixado em R$ 14 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão do Procon-SP se baseou nas respostas da Enel às notificações do órgão e nas reclamações feitas pelos consumidores. De acordo com o Procon, esses elementos evidenciam as falhas na prestação dos serviços. O órgão destacou que a interrupção no fornecimento de eletricidade por mais de 48 horas ultrapassa os indicadores de continuidade registrados no site oficial nos últimos 24 meses.
Além disso, a falha nos serviços contraria o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, que determina que órgãos públicos e suas concessionárias devem fornecer serviços adequados, eficientes e contínuos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta é a nona multa imposta à Enel desde 2019, quando a empresa assumiu a concessão do serviço em 24 cidades do estado de São Paulo e na capital. O valor da nova multa foi calculado com base no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê diversas sanções.
O Procon-SP também está investigando outras questões relacionadas à empresa, incluindo reclamações sobre o atendimento ao consumidor durante os períodos de falta de energia. A CNN Brasil entrou em contato com a assessoria da Enel, que afirmou ainda não ter conhecimento da penalidade e que irá analisar a situação.
O espaço permanece aberto para novos comentários.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.