Priorizar o sono pode ser a chave para melhorar sua saúde e desempenho físico, revela estudo da Universidade Flinders. Descubra como!
Ter uma boa noite de sono e manter uma rotina de exercícios são fundamentais para a saúde. No entanto, muitas vezes, é difícil equilibrar esses dois aspectos, especialmente em meio a uma rotina agitada. Uma nova pesquisa indica que, se for necessário escolher entre os dois, priorizar o sono pode ser a melhor opção, pois isso pode melhorar o desempenho físico posteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo, conduzido pela Universidade Flinders, revelou que menos de 13% dos participantes conseguem cumprir regularmente as recomendações de sono e atividade física. Os resultados sugerem que melhorar a qualidade do sono pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a atividade física diária.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados coletados ao longo de três anos e meio de dispositivos de saúde que monitoravam o sono e a atividade física. A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas não atinge as recomendações de sete a nove horas de sono e pelo menos 8 mil passos por dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preocupantemente, quase 17% dos participantes dormiram em média menos de 5.000 passos, uma combinação que está ligada a riscos elevados de doenças crônicas, ganho de peso e problemas de saúde mental.
Josh Fitton, da Universidade Flinders e autor principal do estudo, destacou que a qualidade e a duração do sono têm um impacto maior na atividade física do dia seguinte do que o contrário. “Uma boa noite de sono prepara você para um dia mais ativo”, afirmou. “As pessoas que dormiram bem tendem a se movimentar mais no dia seguinte, mas o aumento na atividade física não melhora significativamente o sono naquela noite.”
Além disso, o estudo revelou que dormir entre seis e sete horas por noite está associado a um maior número de passos no dia seguinte. Contudo, Fitton ressalta que a qualidade do sono é igualmente importante. Aqueles que dormem de forma mais eficiente, ou seja, que não se reviram na cama, são consistentemente mais ativos.
Danny Eckert, coautor do estudo, sugere que, para quem precisa equilibrar trabalho e família, focar no sono pode ser o primeiro passo para uma vida mais saudável e ativa. “Priorizar o sono pode ser a maneira mais eficaz de aumentar sua energia e motivação”, afirmou.
Ele recomenda mudanças simples, como reduzir o uso de telas antes de dormir, manter um horário regular para dormir e criar um ambiente tranquilo, que podem ter um impacto significativo na qualidade do sono.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.